Conheça os nove lançamentos da VW em Frankfurt


A Volkswagen leva ao Salão Internacional do Automóvel, em Frankfurt, nada menos que nove lançamentos.

As novidades incluem desde o conceito E-Up!, livre de emissões, o protótipo da versão comercial do super-econômico L1, o acessível Polo três portas, as versões BlueMotion do Polo, Golf e Passat até o super-esportivo Golf R e a nova geração da Multivan e California.

Completam a relação das premiéres mundiais deste salão modelos customizados – como três novas versões da dinâmica Linha R (Golf, Sirocco e Passat CC) e o primeiro lançamento com a nova designação Volkswagen Exclusive (Golf Estate).

A Volkswagen enfatiza a máxima eficiência em seus lançamentos e destaca que os novos modelos do Polo, Golf, Passat, Multivan, Califórnia e a nova versão com cinco lugares do Touran TSI EcoFuel (com 670 km de autonomia) representam as tecnologias do presente, sustentáveis e acessíveis.

Simultaneamente, uma janela para o futuro imediato é aberta pelos conceitos E-Up! e L1.

E-Up!

Com nível zero de emissões, o conceito E-Up! se baseia em elementos da New Small Family, que tem chegada prevista para 2011. Ainda mais compacto, com comprimento total de 3,19 metros e totalmente elétrico, ele mostra a concepção da Volkswagen de um carro voltado para o uso na cidade e poderá ser lançado em 2013.

As linhas bem definidas do E-Up! seguem o novo DNA do estilo da Volkswagen e têm tudo para se tornarem “cult”. Ele é o primeiro ultracompacto que surge, em muitos anos, com tanto apelo visual.

O E-Up! não é considerado pelo fabricante um modelo retrô – ele aponta para novos caminhos.

Por dentro, o menor Volkswagen de todos os tempos impressiona pelo aproveitamento do espaço. Três adultos e uma criança podem viajar confortavelmente e, com apenas uma carga de suas baterias de íon-lítio, é possível cerca de 130 km na cidade sem emitir poluentes.

L1 concept car

O conceito L1 é único. Graças à sua carroceria de plástico reforçado com fibra de carbono, pesa apenas 380 kg. Com dois lugares em linha, é movido por um motor turbodiesel common rail com dois cilindros, juntamente com um motor elétrico.

Pronto para chegar às ruas, capaz de rodar em média 67,1 km por litro de diesel e com coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,195, o L1 promete ser o automóvel híbrido mais econômico do mundo.

As emissões de CO2 do carro conceito são de apenas 39 g/km e ele atinge 160 km/h. Se também entrar em produção em 2013, o L1 lançará uma categoria nova de carros leves e abrir uma nova era na fabricação de automóveis.

Polo Três Portas

Em lançamento mundial no Salão de Frankfurt, a Volkswagen apresenta o último membro da família Polo: um três-portas.

As portas mais longas, o novo estilo das janelas laterais e as linhas dinâmicas e esportivas das colunas traseiras dão ao carro um perfil lateral semelhante a um cupê. Quando chegar ao mercado, ainda neste trimestre, oferecerá seis versões de motores (de 60 cv a 105 cv) e três opções de equipamento (Trendline, Comfortline e Highline).

A nova versão de entrada passa a ser, agora, o Polo três portas 1.2 Trendline, com ESP (controle eletrônico de estabilidade), com preço a partir de 12.150 euros.

Com este lançamento, a linha Polo deve ganhar forte impulso. O objetivo é aumentar as vendas do Polo para igualar as do carro de maior sucesso na Europa, o Golf.

Polo, Golf e Passat BlueMotion

Os três estão sendo apresentados mundialmente em Frankfurt pela primeira vez em suas versões de produção e estarão à venda antes do final do ano.

Cada um desses modelos pioneiros está redefinindo os parâmetros de referência em economia de combustível, emissões e custos em sua categoria.

O Polo BlueMotion (75 cv) promete um consumo médio de apenas 30,3 km/l – o equivalente a 87 g/km de CO2 – e está evoluindo para tornar-se o primeiro automóvel econômico moderno a consumir 3 litros de combustível por 100 km e o modelo com cinco lugares mais econômico do mundo.

O
Fonte: Automotive Business