Conpet lança consulta interativa

                                             A Petrobras e o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) lançaram consulta interativa na internet com informações sobre o consumo de combustível dos veículos que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

O objetivo do programa é permitir que os consumidores conheçam a eficiência energética dos veículos. A adesão das montadoras é renovável a cada ano e voluntária. Por isso, nem todos os carros estão lá. Como exemplo, só é possível comparar o consumo das versões 2.0 do Ford EcoSport e do Renault Duster. No caso da motorização 1.6 só estão disponíveis os valores do Ford.

Os modelos que participam recebem uma etiqueta com a classificação do veículo quanto à eficiência energética em sua categoria e os valores de referência da quilometragem por litro.

Fatores como a falta de manutenção, pneus descalibrados, acelerações e frenagens bruscas, trânsito congestionado, velocidade elevada, combustível inapropriado, condições adversas da via ou excesso de peso também nos resultados, podendo aumentar em mais de 20% o consumo de combustível.

O Conpet é um programa do Ministério de Minas e Energia. Coordenado pela Petrobras, ele visa a estimular o uso eficiente dos derivados de petróleo e de gás natural. Suas ações acabam promovendo o estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico.

Fonte: Mário Curcio, AB