Consumidor está menos satisfeito com indústria automotiva

Índice que mede satisfação recua de 63,2% em janeiro para 60,2% em fevereiro

REDAÇÃO AB

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A satisfação dos consumidores com a indústria automotiva registrou queda de 3 pontos porcentuais, de 63,2% em janeiro para 60,2% em fevereiro, aponta o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor INSC, medido pela ESPM, que analisa mensalmente 96 empresas de 24 setores da economia. No índice geral de satisfação, o indicador fechou o mês passado com retração de 0,6 ponto porcentual, para 43,4%.

Segundo o estudo, a queda na satisfação se deve a fatores como roubos e assaltos envolvendo veículos e as campanhas publicitárias divulgadas no período, que não agradaram a maioria dos consumidores. A pesquisa aponta para três propagandas de diferentes marcas, sem citar quais são, que geraram centenas de comentários negativos nas redes sociais. Para avaliar o setor automotivo, o INSC analisa a impressão do consumidor sobre as quatro marcas líderes de mercado: Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen.

O indicador colhe dados levantados exclusivamente na internet. O índice registrou em fevereiro queda de 17 dos 24 setores pesquisados:

– lojas de departamento: 61,6% -2 pontos porcentuais
– indústria automobilística: 60,2% – 3 pontos
– bebidas: 82,6% – 1,1 ponto
– personal care: 76,1% – 2 pontos
– alimentos: 72,4% – 4,5 pontos
– eletroeletrônicos: 60,4% – 0,3 ponto
– indústria farmacêutica: 73,3% – 2,5 pontos
– saneamento básico: 38,8% – 1,4 ponto
– energia elétrica: 26,9% – 0,7 ponto
– indústria digital: 67,7% – 0,2 ponto
– gás: 53,1% – 3,2 pontos
– seguradoras: 63,9% – 2,3 pontos
– telefonia fixa: 38,6% – 2,3 pontos
– bens de consumo: 67,4% – 3,1 pontos
– hospitais e laboratórios: 57,3% – 10,3 pontos
– transportes metropolitanos: 31,6% – 3,8 pontos
– telecom: 23,6% – 6 pontos

Setores analisados que registraram alta:

– supermercados: 75,5% + 3,8 pontos
– vestuário: 75,5% + 1,5 ponto
– construtoras: 52,4% + 7,3 pontos
– convênios médicos: 58,3% + 10,2 pontos
– aviação: 64,3% + 2,4 pontos
– drogarias: 77,9% + 0,1 ponto
– bancos: 47,1% + 4,7 pontos.

Fonte: Automotive Business