Consumidor prefere leasing para comprar carro

Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC

A taxa de juros mais em conta tem feito do leasing a modalidade preferida de financiamento de automóveis novos dos consumidores do Grande ABC. Do total de carros vendidos a prazo na região, cerca de 70% são pelo sistema e o restante pelo CDC (Crédito Direto ao Consumidor).

Segundo as concessionárias pesquisadas pela reportagem, quem financia por meio do leasing paga juros entre 1,29% e 1,40% ao mês, em média, sem incluir aí taxa de crédito e de boleto bancário. No CDC o percentual fica entre entre 1,50% e 1,60% ao mês.

Isso ocorre porque no leasing não há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) como ocorre com o CDC e também porque o carro fica em nome do banco até que todas as parcelas sejam pagas. Dessa forma fica fácil para a instituição tomar o bem caso não haja o pagamento.

E aí está a desvantagem porque fica mais burocrático repassar o carro para frente caso haja dificuldade no pagamento ou interesse em trocar por outro mais novo antes mesmo da quitação total. É que toda a operação tem de ser feita com aval do banco.

No CDC a taxa é um pouco maior, mas não há tanta burocracia caso o consumidor queira fazer uma troca, pois o carro está em seu nome. Outra vantagem do CDC é que ele permite a quitação antecipada com redução dos juros incidentes no saldo restante. Isso não é possível no leasing.

Prazos longos – Segundo o gerente de vendas da Diauto, concessionária Volkswagen de São Caetano, Carlos Alberto Caldeira Baptista, o leasing é o sistema preferido de quem fecha negócio para pagar em 48 ou mais parcelas. “O CDC, por sua vez, é preferido por aquelas pessoas que têm condições de dar uma boa entrada e parcelar em até 24 vezes”, conta.

O gerente de vendas da concessionária Fiat Sinal, de Diadema, Luiz Roberto Gazzaniga, acrescenta que há um número mínimo de parcelas para se fazer financiamento pelo leasing. “O prazo não pode ser inferior a 24 meses. O CDC permite prazos menores”, afirma.

Baptista explica que São Caetano foge um pouco à regra. Devido à renda acima da média dos moradores da cidade, a relação entre CDC e leasing é de 50% para cada um, em sua loja. Nas demais cidades da região a proporção estimada é de 75% (leasing) e 25% (CDC), em média

Fonte: Diário do Grande ABC