Consumidor quer carro com quatro anos

Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC

Levantamento feito pela Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de veículos do País, aponta mudança no perfil do consumidor brasileiro, que por causa do crédito fácil e barato, está deixando de comprar automóveis com mais de dez anos e passando a adquirir veículos com quatro anos de uso, em média.

Outra curiosidade do levantamento é que pessoas que antes buscavam carros seminovos – com um ou dois anos de uso – estão migrando para o zero quilômetro.

De acordo com a pesquisa da Fenabrave, no primeiro bimestre deste ano, os automóveis com quatro anos de uso representam 7,12% do universo pesquisado que comprende veículos entre 1 e 20 anos de rodagem.

Curiosamente, a segunda colocação pertence aos carros com 11 anos de idade (6,86%). Segundo o presidente da Fenabrave, Sergio Reze, isso se explica pelo fato de que naquele ano houve a primeira grande explosão de vendas de automóveis e atualmente há uma oferta muito grande de veículos produzidos em 1997.

Percebe-se, então, um ciclo. Há um grupo que antes comprava carros com até 20 anos de uso e passou a comprar com até 11 anos. E outro maior e mais consistente, que adquire veículos com menos de dez anos, tendo uma concentração um pouco maior naqueles com até quatro anos.

“A renovação da frota está acontecendo sem que o governo crie um programa específico para isso. Ela se baseia pura e simplesmente na facilidade de crédito com juros menores, economia estável e maior confiança do cidadão na manutenção do emprego”, afirmou o presidente da entidade.

Curiosamente, o fenômeno se repete com comerciais leves e caminhões onde os veículos com quatro anos de uso ficam com 8,48% e 5,89% da fatia, respectivamente. No caso da motos, as que têm quatro anos representam 13,7%.

Fonte: Diário do Grande ABC