Empresários ligados ao mercado de GNV haviam antecipado projeções de queda no volume de conversões, principalmente nos últimos dois meses de 2007, depois de declarações do então ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, desestimulando o uso do combustível. A fabricante de cilindros MAT, por exemplo, calculou uma perda de 50% nas vendas em dezembro. A estatística da ANP se baseia em dados do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP).
O GNV foi o combustível automotivo com maior aumento de preço em 2007 (7,85%), devido à retirada de descontos por parte da Petrobras e à alta do preço do petróleo no mercado internacional. De acordo com o Boletim do Abastecimento da ANP, divulgado ontem após meses de problemas no sistema de captação de dados das distribuidoras, os demais combustíveis – gasolina, diesel e álcool hidratado – fecharam 2007 com preços estáveis, em comparação com os valores do final de 2006.
As vendas de gasolina ficaram praticamente estagnadas, com ligeiro crescimento de 0,45%. Já o mercado de diesel recuperou-se e cresceu 5,95% em 2007. As vendas de álcool hidratado aumentaram 41,86%. Segundo especialistas, porém, o percentual reflete principalmente medidas contra o comércio ilegal desse combustível. Ou seja, um maior volume de álcool foi vendido no mercado formal. O levantamento da agência inclui ainda as vendas de gás de cozinha, com expansão de 3,06%; querosene de aviação, com alta de 9,18%; e óleo combustível, mais 11,36%. ( AE )
Fonte: Diário do Comércio