Cor branca é a nova líder do segmento automotivo

A BASF divulgou um estudo de sua divisão de tintas que mostra a cor branca como líder no segmento automotivo. De acordo com a pesquisa, a cor que antes era vista como “cor de táxi ou ambulância” passou a ter 40% do mercado.

Depois do branco, as cores que mais se destacam são o preto, cinza e prata. Seguidas do azul, vermelho e logo atrás o marrom.

A pesquisa também identificou que no segmento que mais cresce no mundo, o de SUV, as cores dominantes são o branco e o preto. Porém vermelho e azul vem se destacando. Outro dado interessante é que conforme menor o carro, mais viva é a cor.

EUROPA E ESTADOS UNIDOS

Na Europa, os tons de cinza tem 19% de popularidade, a mesma quantidade do preto. Junto com branco e prata, eles têm 78% da opção de cor no mercado europeu. Entre as opções “coloridas”, o azul tem a maior participação – 10%.

Para os Estados Unidos, há um aumento no desejo por “efeitos especiais”. As cores favoritas seguem sendo branco, preto, prata e cinza, mas o comprador quer tons perolizados ou que brilhem ou cintilem.

Entre os carros elétricos, a opção por tons de cinza e prata está em alta. Segundo a BASF, o motivo é porque elas tem maior capacidade de ser detectada pelo sensores dos carros que fazem parte das tecnologias autônomas.

Azul e vermelho seguem dominando entre as coloridas. O azul, assim como na Europa, tem grande presença por sua versatilidade e grande espectro de tons disponíveis. A explicação serve também para o vermelho e o laranja, que vem ganhando presença.