Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Fonte / Notícias Automotivas

Falta menos de um mês para o início do verão. Nesse período, é habitual o motorista enfrentar altas temperaturas no interior do veículo. Mas será que a cor da lataria pode influenciar na temperatura do carro internamente?

Geralmente, automóveis com cores escuras possuem maiores elevações na temperatura interna. Uma pesquisa revelou que, quando exposto ao sol, a temperatura do carro de cor escura pode variar de cinco a 20 graus dependendo da cor da lataria.

Mas por que será que isso acontece? O Notícias Automotivas conversou com uma especialista para explicar essa variação da temperatura do carro.

Maria Akutsu, chefe do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), explica que a superfície do automóvel com pintura escurecida acaba ficando mais quente em dias ensolarados. Consequentemente, esse calor pode ser transferido para o ambiente interno.

Portanto, a temperatura do carro pode ser alterada se o veículo for preto, por exemplo. “Isso acontece porque a absorção da radiação solar incidente em uma superfície depende basicamente da rugosidade e da cor”, explica Akutsu.

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Podemos ter como comparação a lataria na cor preta e branca. Um carro com superfície lisa na cor branca absorve pouco menos de 20% da radiação solar incidente. Já um veículo de cor preta pode absorver mais de 95% da radiação solar. Ou seja, uma diferença muito grande entre ambos.

Uma análise feita em 1987 pela Revista Quatro Rodas provou que a temperatura do carro pode ser insuportável quando estiver exposto ao sol. A publicação colocou dois Chevrolet Monza (um de cor preta e outro branca) expostos ao sol durante algumas horas.

O resultado é impressionante: o Monza preto apresentou temperatura de 64 ºC, enquanto o Monza branco chegou a 55 ºC.

No Brasil, veículos em cor prata lideram em vendas. No entanto, os pretos também têm destaque, respetivamente. Apesar disso, o branco vem conquistando cada vez mais os consumidores. De acordo um estudo da PPG, em 2009 a preferência por essa cor representava 13%. Em 2016, esse número saltou para 37%.

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Embora agrade muitas pessoas, veículos pretos apresentam outras desvantagens, além de influenciar na temperatura do carro. Esse tipo de coloração pode juntar muita poeira e até riscar a lataria. Vale lembrar que, nesse caso, os riscos ficam mais aparentes, em comparação com automóveis prata e branco, por exemplo.

Em decorrência disso, o proprietário terá que sempre se preocupar com a lavagem regularmente e realizar alguns polimentos para preservar a pintura.

Além disso, veículos escurecidos podem se envolver com mais facilidade em acidentes, uma vez que podem dificultar a visibilidades em período noturno.

Não é só a cor da lataria que influencia na temperatura

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Vale ressaltar que a temperatura do carro não só é influenciada exclusivamente pela cor da lataria. Outros acessórios podem contribuir para que o seu automóvel vire um forno em dias ensolarados.

Materiais no interior do veículo podem colaborar para o aquecimento do mesmo. Podemos citar os bancos de revestimento ecológico , que esquentam bem mais do que os assentos de tecidos. A maioria dos carros tem revestimento escurecido, principalmente no painel e essa parte interna também provoca mais calor.

Dicas para diminuir a temperatura do carro

Maria Akutsu compartilha algumas dicas para amenizar a temperatura do carro, especialmente em dias quentes de verão.

“Quando a temperatura do ar no interior do veículo atinge valores altos, maiores que o da temperatura do ar exterior, basta abrir as janelas para ventilar”, orienta a profissional do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Se preferir ligar o ventilador do carro, é muito importante deixar o vidro aberto (pelo menos uma brecha), para que o ar quente no interior possa sair e, assim, ser substituído pelo ar externo mais frio.

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

“Quando isso não for suficiente, resta ligar o aparelho de ar condicionado. Mesmo quando se dispõe de sistema de ar condicionado, cores claras da lataria, boa isolação térmica e filmes tipo insulfilm nos vidros contribuem para a economia de energia gasta no condicionamento térmico”, explica Akutsu.

Outras dicas podem auxiliar no alívio do clima interno. Em dias de alta temperatura, antes de sair com o seu carro, abra todas as portas para que haja circulação de ar. Feito isso, ao entrar no veículo, abaixe os vidros para que o ar quente possa sair de vez do interior.

Nessa situação, é muito importante o motorista não ligar o sistema de ar condicionado do veículo logo quando entrar. Na ansiedade de sair logo e refrigerar o mais rápido possível, o condutor acaba ligando o ar, e isso pode acarretar sérios problemas.

Com os vidros abertos, ande com o seu automóvel com o sistema de refrigeração desligado. Quando perceber que a temperatura do carro está agradável, sem o excesso de calor, você, então, pode ligar o ar-condicionado do veículo.

Se fizer o contrário, ele gastará mais energia e passará a demorar mais de esfriar o interior.

Se preferir, um item muito usado em dias quentes é o protetor solar laminado. Toda vez que o motorista sair do carro, basta colocar o equipamento no vidro dianteiro para “bloquear” o calor.

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Especialistas explicam que o item no vidro dianteiro consegue bloquear a entrada de luz do sol. Além disso, ele consegue preservar os componentes internos e outros objetos que você deixar no interior do veículo.

Geralmente, o protetor solar tem preço acessível. Na internet pode ser encontrado por menos de R$ 30.

Você também pode optar pelas cortinas para reduzir a temperatura do carro. Elas ajudam principalmente no vidro traseiro. Assim como o insulfilm, esse equipamento consegue proteger da incidência dos raios solares.

Nesse caso, elas costumam ser mais caras do que o protetor solar laminado.

Um hábito que também irá ajudar muito em dias quentes é colocar um pano (ou toalha) no volante. Em dias de verão, todo o interior do carro costuma ficar muito quente. O volante, que fica próximo do vidro dianteiro, fica muito exposto à luz solar.

Por fim, evite estacionar o veículo sob o sol. Procure por ambientes onde há sombra, assim a temperatura do carro não sofrerá muitas alterações. A garagem cobertura continua sendo a melhor opção.

Insulfilm ajuda a amenizar a temperatura interna do veículo?

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Além de ajudar a manter a privacidade, as películas (insulfilms) podem contribuir para amenizar a temperatura do carro.

“Películas são colocadas nos vidros para diminuir a quantidade de radiação solar que penetra diretamente no ambiente interno. Esse fator é mais importante que a influência da cor, pois a quantidade de calor que atravessa os vidros é bem maior”, ressalta Maria Akutsu.

Com o bloqueio da incidência de raios UV, o sistema de ar condicionado do veículo trabalha com mais eficiência. Ou seja, em dias quentes, o próprio insulfilm pode ajudar a diminuir a temperatura interna.

O interior do seu veículo costuma ficar quente em dias ensolarados? Já percebeu uma diferença devido à cor do automóvel? Conte sua experiência aqui nos comentários.

© Noticias Automotivas. A notícia Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.