Coréia do Sul já tem seu supercarro


Carsale – O Spirra, primeiro supercarro na história da Coréia do Sul, está chegando. Tudo começou há nove anos quando foi apresentado o Proto Motors PS-II, carro-conceito que deu origem ao modelo. Após quase uma década de turbulências financeiras, a marca foi comprada pelo grupo Oullim e passou a ser chamar chamada Oullim Motors. A empresa espera lançar o Spirra ainda em 2010. O motor que equipa o esportivo é um V6 de 2.7 litros cedido pela Hyundai. É possível calibrar o bloco para quatro diferentes potências.

A versão mais fraca será aspirada e vai produzir 173 cv de potência e torque de 24,9 kgfm a 6.000 rpm. Um degrau acima, o V6 da segunda configuração recebe um pequeno turbo para gerar 325 cv de força e 48 kgfm de torque. Com uma turbina maior, a terceira versão alcança potência que varia entre 395 cv e 414 cv. O torque fica em 49,9 kgfm. O Spirra topo de linha tem dois turbos instalados no seis cilindros para computar entre 444 cv e 493 cv de potência. O torque é de 54,9 kgfm. A tração é traseira em todas as opções, assim como o câmbio manual de seis marchas.

Segundo a marca, a aceleração de 0 (zero) a 100 km/h do Spirra é de 3,5 segundos na versão mais potente. As velocidades máximas variam de 212 km/h no V6 aspirado até 310 km/h na versão bi turbo. Para conseguir que o Spirra transmita a força para o asfalto, o modelo está calçado com pneus 225/40 R19, na dianteira, e 275/40 R19, na traseira. O supercarro da Coréia do Sul é construído a mão e tem seu motor montado antes do eixo traseiro, logo atrás dos ocupantes. O chassi é tubular e a carroceria é feita de fibra de carbono. A Oullim Motors ainda não divulgou preços para o Spirra.

Fonte: Carsale