Coronavírus: Jaguar Land Rover suspende produção no Brasil

Coronavírus: Jaguar Land Rover suspende produção no Brasil Fonte /  Noticias Automotivas

Seguindo recomendações do Ministério da Saúde e da OMS – Organização Mundial da Saúde, a Jaguar Land Rover anunciou nesta segunda-feira, 23 de março, que irá interromper a produção temporariamente na fábrica de Itatiaia, no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada para frear o avanço do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil.

Conforme explicou em comunicado, a Jaguar Land Rover irá parar a produção na próxima quarta-feira, 25 de março.

O retorno dos funcionários está programado apenas para o dia 27 de abril. A Jaguar Land Rover ainda ressaltou que tem tomado atitudes de segurança desde o dia 2 de março, controlando acesso de visitantes nos escritos e na fábrica da montadora.

Coronavírus: Jaguar Land Rover suspende produção no Brasil

Os colaboradores da área de produção seguem o regime de banco de horas. A equipe de áreas administrativas já está trabalhando na modalidade home office. O grupo também possui escritório administrativo na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo, e todos os colaboradores já trabalham de forma remota.

Além disso, os trabalhadores que fazem parte do grupo de risco (acima dos 60 anos ou com doenças pré-existentes) já foram liberados e seguem em trabalho home office desde 16 de março.

A Jaguar Land Rover não é a primeira a interromper a sua produção no Brasil devido ao novo coronavírus. Na semana passada, Mercedes-Benz, Honda, Renault, General Motors, Caoa Chery, Volkswagen, Ford, Fiat Chrysler e BMW também resolveram parar.

A paralisação na fabricação de veículos já era algo que estava no radar da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. A situação foi informada por Luiz Carlos Moraes, presidente da associação no início no mês de março. Além da disseminação do vírus em locais aglomerados, as montadoras podem ficar sem peças, que estão paradas em território chinês.

Fora isso, os governos estaduais já falam em quarentena. São Paulo e Rio de janeiro decretaram o isolamento total para esta terça-feira. Mais uma medida que visa a segurança da população e, claro, faz com que a produção seja interrompida.