Crise afeta os eventos na indústria automobilística

Depois de provocar um razoável esvaziamento do Salão de Detroit este ano, a crise está mexendo com a agenda de outros eventos do setor automotivo. O Salão de Buenos Aires, previsto para junho, foi cancelado e alguns expositores decidiram levar suas novidades a Expoagro, de 4 a 7 de março, em Santa Fé.

Há indefinição, ainda sobre os salões de Tóquio e Barcelona. Nenhum dos dois aparece como cancelado nos respectivos websites ou no website da Oica, entidade global que reúne as entidades dos fabricantes. Um representante dos organizadores do Salão de Barcelona afirmou a Automotive Business, por telefone, que o evento está de pé, apesar das controvérsias.

Em Sidney, Austrália, o próximo salão do automóvel será em 2009 e foi transformado em mostra bienal, depois de perder 40% de seu público no ano passado. Em anos ímpares haverá feira em Melbourne; nos pares, em Sidney.

As dificuldades locais e nas matrizes afetam também as empresas que atuam no Brasil. O Sindipeças faz um grande esforço para revitalizar a Automec, enquanto a NTC reavalia a Fenatran, prevista para outubro. As tentativas de mudar datas ou simplesmente cancelar os eventos não são simples, já que envolvem contratos já firmados, agendas internacionais e interesses dos promotores.

Feiras e eventos empresariais, como seminários e congressos, são uma oportunidade importante para estimular negócios e alavancar a indústria no mercado interno e diante de mercados internacionais. Esse fato já seria suficiente para justificar o esforço de se preservar o calendário de 2009, ainda que com algumas baixas.

Para muitos dirigentes do setor, as empresas do setor automotivo vão rever seus conceitos sobre feiras e encontros empresariais –tornando os estandes mais espartanos e racionalizando os investimentos. Itens supérfluos certamente saem do budget, embora seja difícil definir as linhas de corte.

Fonte: Automotive Business