Crise promove nova ordem na indústria de veículos da América do Norte

México ser o segundo maior centro produtivo, dizem analistas.
Estados Unidos abrem mão dos carros grandes e começam a investir nos compactos.

Do G1, com informações da Efe

AP

Montadoras estão registrando quedas na produção de veículos nos Estados Unidos (Foto: AP)A situação da indústria automobilística na América do Norte está mudando a velocidade vertiginosa. A demanda por carros utilitários esportivos (SUV) está caindo mais do que os fabricantes poderiam prever por causa da crise do petróleo.

O mercado norte-americano é baseado em veículos grandes, que consomem muita gasolina e diesel. Com o aumento do preço da gasolina, os americanos estão mudando o perfil de consumo, buscando carros híbridos ou veículos menores.

Em maio, os utilitários e veículos familiares venderam menos 37%, enquanto os carros de passeio só caíram 14%. Segundo analistas, em breve o mercado de veículos nos Estados Unidos e Canadá vai ficar mais semelhante ao da Europa, com modelos compactos e luxuosos.

Na semana passada, a General Motors anunciou o fechamento temporário de seis fábricas nos Estados Unidos, México e Canadá para reduzir a produção de caminhões leves e de SUVs em 170 mil unidades no segundo semestre deste ano. Ao mesmo tempo, a GM promove um aumento da produção de automóveis, sobretudo os mais pequenos.

Chrysler e Nissan vão produzir carro compacto no México para ser vendido no Brasil
Além disso, os fabricantes estão ajustando seu mix de modelos. A GM também anunciou a intenção de vender a marca Hummer, de veículos grandes. Chineses ou indianos podem ser os novos proprietários

México vai superar o Canadá
O setor está promovendo uma mudança geográfica de produção que em breve vai transformar o México no segundo maior produtor de veículos do continente, superando o Canadá. Enquanto isso, os Estados Unidos anunciam a cada trimestre novos planos para reduzir a sua produção antes da queda da procura.

Analistas de mercado estimam que ao final do ano os mexicanos terão produzidos 2,26 milhões de veículos, superando os canadenses, com projeção de 2,09 milhões de unidades fabricadas. Há apenas três anos o Canadá buscava se tornar o principal centro automotivo da América do Norte, com investimentos recordes da GM e planos de expansão das japonesas Toyota e Honda. O otimismo tinha fundamento. Em 2004, o Canadá produziu 2,7 milhões.

A mudança não será a curto prazo. Os investimentos de marcas como a General Motors, Ford, Nissan e Volkswagen no México garantem que o aumento da produção do México não será algo apenas temporário.

Por exemplo, a Ford se comprometeu a investir US$ 3 bilhões no México para a produção do novo Ford Fiesta, um concebido para ser um veículo global.

O Grupo Chrysler, por sua vez, anunciou em abril que em parceria com a Nissan vai produzir no México um hatch pequeno baseado na plataforma do Nissan Tiida para ser exportado também para o Brasil em 2009 com a marca Chrylser. Em troca, a fábrica da Chrylser em Saltillo, no México, vai produzir uma picape grande com a marca da Nissan para atender ao mercado norte-americano.

Fonte: G1 Globo online