A CSM avalia também que as medidas adotadas em diversas partes do planeta pelos governos para estimular o setor automotivo contribuirão para a venda adicional de 2,2 milhões de unidades, reduzindo em 42% o impacto que a atual crise de liquidez trouxe ao setor. Para a consultoria, as vendas globais em 2009 devem ficar na casa das 56 milhões de unidades.
“Os programas de ajuda à indústria automobilística vão desde incentivos fiscais relacionados à redução das taxas de juros e impostos na compra até programas relacionados a renovação de frota e aquisição de veículos mais eficientes e com menores níveis de emissão de CO2 – diz Cardamone.
A Europa sai na frente, reunindo o maior numero de países engajados nesses programas, que podem levar à troca de 930 mil veículos com mais de dez anos de uso por um zero quilômetro nos próximos doze meses.
No Japão trocas e renovações por híbridos-elétricos deve gerar venda adicional de 280 mil veículos. Na China o esforço em direção a utilitários de maior eficiência pode acrescentar 590 mil unidades ao volume de vendas – ainda segundo a CSM.
Cardamone pondera que se as medidas forem estendidas além de março de 2009 devem gerar benefícios consideráveis na manutenção do nível de empregos, melhoria do nível de confiança do consumidor e vantagens competitivas a montadoras e fornecedores que mais rapidamente responderem a demanda dos consumidores.
Ele destaca também o empenho dos governos em exigir maior rigor nos padrões de eficiência energética e emissões dos veículos que estão sendo desenvolvidos, como contrapartida à liberação de recursos.
Fonte: Automotive Business