Brasil: idade média da frota subiu nos últimos anos

Brasil: idade média da frota subiu nos últimos anos

A frota de veículos do Brasil ficou mais velha, de acordo com levantamento do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). A entidade revelou que a idade média chegou a 9,7 anos no caso dos automóveis e comerciais leves.

No caso de caminhões, a média da frota nacional alcança 11,4 anos, a mais alta desde 2007. No caso dos carros, a idade é a maior dos últimos 18 anos. Se a situação está ruim, ficará pior nas projeções do Sindipeças, que apontam para 10 anos para automóveis nos próximos dois anos. Já a frota de caminhões deve apresentar leve retração, caindo para 11,1 anos.

Nos últimos três anos, a idade média da frota nacional subiu, diferente dos anos anteriores, onde o boom do mercado automotivo renovou bastante a frota, elevando o volume em circulação e baixando a média de uso dos veículos. Alta nos preços dos carros novos e nos custos operacionais envolvidos com os caminhões, a frota tende a ficar mais velha.

Brasil: idade média da frota subiu nos últimos anos

Dos 37 milhões de automóveis que circulam pelo país, 14,7% tem até três anos de uso. Para termos uma ideia, em 2014, esse percentual era de 25%. Entre 11 e 20 anos de uso, representam 32% da frota, enquanto apenas 6% têm mais de 20 anos. Porém, a maior parcela é a de carros com idade entre 4 e 10 anos, que somam 47,3% do total.

Nos caminhões, 9% têm até três anos de uso, enquanto aqueles que têm mais de duas décadas de serviço, o percentual subiu desse patamar para 10,3%. Os que têm entre 11 e 20 anos alcançam 36,5%, mas era de 29,5% em 2014. Nesse período, as vendas de caminhões caíram 45%.

Atualmente, o Brasil tem 44,8 milhões de veículos em circulação, incluindo também ônibus e comerciais leves. Em 2018, a idade média era de 9 anos e 6 meses. Para 2020, a projeção é de 9 anos e 10 meses. Com isso, o país tem hoje 4,7 habitantes por veículo, relação que permanece desde 2016. Em 2009, eram 6,9 habitantes/veículo.

Em relação aos habitantes que possuem condição de comprar um carro, esse montante cai para 2,4 hab/veículo, o mesmo desde 2013. No mundo, os EUA têm 1,2 hab/veículo, enquanto a Alemanha tem 1,7 e a Argentina 3,2, mas grandes players mundiais como China e Índia possuem médias elevadas de 8 e 40 por carro, respectivamente.

[Fonte: Infomoney]

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