Brasileiro roda mais com o carro no primeiro ano de uso, aponta pesquisa

O motorista brasileiro roda, em média, cerca de 12,9 mil quilômetros no primeiro ano de uso do veículo, de acordo com um recém-divulgado estudo da KBB Brasil. A pesquisa analisou mais de um milhão de anúncios que passam pela base de dados de sua plataforma e constatou que essa quilometragem diminui consideravelmente nos anos seguintes.

O estudo aponta que, quanto mais antigo um carro fica, a quilometragem anual tende a baixar em cerca de 390 km. Sendo assim, em cinco anos, um veículo que rodava quase 13 mil quilômetros no primeiro ano de uso, pode deixar de circular quase 2 mil km.

Levando em consideração as informações apuradas por estados, a diferença nesses dados pode chegar a 6,5 mil quilômetros, como mostra a tabela acima.

A pesquisa revela ainda que o comportamento varia por categoria de veículo. O estudo agrupou  todos os hatches, sedãs e peruas de porte pequeno, médio ou grande na categoria “Passeio”, enquanto SUVs, picapes e vans de todos os portes são considerados “Utilitários / Comerciais Leves”. Veja na tabela abaixo:

Imagens: Divulgação

O post Brasileiro roda mais com o carro no primeiro ano de uso, aponta pesquisa apareceu primeiro em Carsale.