Duelo de sedãs de R$ 100 mil: Volkswagen Jetta 250 TSI supera Honda Civic Sport AT

Apesar dos avanços dos SUVs compactos sobre veículos de outros segmentos, os sedãs médios ainda são responsáveis por uma parcela importante das vendas no mercado automotivo brasileiro. Entre eles, a soberania é do Toyota Corolla, com Honda Civic e Volkswagen Jetta brigando pela medalha de prata.

Aqui, colocamos frente a frente as versões de entrada com câmbio automático dos dois candidatos a vice-líder dos três-volumes médios: Civic Sport 2.0 e Jetta 250 1.4 TSI. E o duelo começa com um empate no preço: ambos custam R$ 99.900 (valor que arredondamos em nosso título). 

Apesar disso, e de os dois carros estarem em gerações recentes, há algumas diferenças de concepção. O motor 2.0 do Civic é aspirado e rende 155 cv de potência e 19,5 kgfm de torque, enquanto o 1.4 do Jetta é turbinado e entrega 150 cv e 25,5 kgfm. Devido à sobrealimentação do Volks, os picos de força também são consideravelmente diferentes, chegando em 1.400 rpm no Jetta e em 4.800 rpm no Civic. Além disso, o Jetta é mais econômico

Mas, mesmo andando menos, nessa disputa é o Civic que se mostra mais prazeroso ao volante, com posição do motorista mais baixa, direção direta e acerto de suspensão firme (fazendo jus ao sobrenome Sport). O Jetta aparentemente inspirou-se no líder Corolla e ficou com um rodar mais macio e confortável na nova geração, perdendo o caráter mais esportivo da geração anterior.










Interior do Civic Sport









Interior do Jetta 250 TSI


Vale notar que a suspensão traseira do Civic é do tipo independente, aumentando a estabilidade em velocidades altas, além de ser mais eficiente ao filtrar as irregularidades do piso (algo que é mais sentido por quem vai no banco traseiro). Na atual geração do Jetta, essa concepção do sistema de suspensão ficou restrita à versão Highline equipada com o motor 2.0 TSI de 230 cv, que será lançada em junho.

Outro ponto em que o Civic leva vantagem é o espaço interno: apesar de ser 7 centímetros mais curto que o Jetta, o Honda possui 2 centímetros a mais de entre-eixos (medida que determina o espaço interno) e porta-malas ligeiramente maior. Na altura, o Jetta é superior, ganhando espaço para as cabeças dos passageiros.

Interior do Civic Sport

Os dois sedãs possuem seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partidas em rampas, piloto automático, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado digital (de duas zonas no Jetta), trio e direção elétricos, volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Somente o Civic possui assistente de frenagem de emergência, auto-hold (que segura o freio quando o motorista para o veículo no trânsito) e câmera de ré. Já o Jetta arma o contra-ataque (e vira o jogo) com itens exclusivos: sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis e lanternas em LED (apenas as lanternas e a luz diurna usam essa tecnologia no Civic), sensor de chuva, start/stop, diferencial com deslizamento limitado e sistema de frenagem em manobras de ré, que aciona os freios automaticamente quando há risco de uma pequena colisão.

Interior do Jetta 250 TSI

Outra vantagem do Jetta está na conectividade. Apesar de ambos possuírem centrais multimídias com conexões aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, a tela do Volkswagen é maior (8 polegadas, contra 7 do Honda), além de ser mais intuitiva e possuir funcionamento mais simples, facilitando a vida do motorista no uso diário.

MANUTENÇÃO E SEGURO – O custo de propriedade, que engloba os preços das revisões programadas e o valor da apólice de seguro, é sempre um fator decisivo na hora da compra. Como a Honda não trabalha com com preços fixos, solicitamos à assessoria de imprensa da marca os valores para as revisões até 60 mil quilômetros. Já no caso do Jetta, as três primeiras revisões são gratuitas. Confira na tabela os valores:

Honda Civic Sport AT
Volkswagen Jetta 250 TSI
10.000 km (1 ano) R$ 277,62 Gratuita
20.000 km (2 anos) R$ 465,73 Gratuita
30.000 km (3 anos) R$ 599,59 Gratuita
40.000 km (4 anos) R$ 1.509,14 R$ 599,05
50.000 km (5 anos) R$ 505,12 R$ 519
60.000 km (6 anos) R$ 1.509,95 R$ 599,05
Total R$ 4.867,15 R$ 1.717,10

Para as apólices de seguros, utilizamos um perfil padrão: homem de 50 anos, casado, sem filhos, morador de Santo André (SP), na Grande São Paulo, com garagem fechada na residência, que não usa o carro em seu trabalho (por exemplo, corretor de imóveis, motorista de Uber, etc.) e sem histórico de furto ou roubo de veículos nos últimos dois anos.

As apólices de seguro cotadas pela Carsale Corretora — que atende nos telefones (11) 4901-4938 e (11) 3019-2900 — cobrem os veículos em 100% do valor da Tabela Fipe, com indenizações de R$ 100 mil a danos materiais, R$ 100 mil a danos corporais, assistência 24 horas, cobertura de vidros, retrovisores, faróis e lanternas, além de carro reserva com ar-condicionado por sete dias. As propostas não cobrem danos provocados por motoristas com idade entre 18 e 25 anos. Veja os valores abaixo:

Honda Civic 2.0 Sport AT
Volkswagen Jetta 250TSI 1.4 AT
Tokio Marine R$ 4.682,73 (Franquia R$ 4.620,00) R$ 4.956,25 (Franquia R$ 8.163,18)
Zurich R$ 6.950,07 (Franquia R$ 4.946,00) R$ 7.770,83 (Franquia R$ 6.913,51)
Bradesco R$ 7.788,20 (Franquia R$ 5.805,12) R$ 6.260,56 (Franquia R$ 10.078,00)
HDi R$ 10.061,21 (Franquia R$ 4.867,29) R$ 11.138,92 (Franquia R$ 6.768,99)
Valor médio R$ 7.370,55 (Franquia R$ 5.059,60) R$ 7.531,64 (Franquia R$ 7.980,92)

Teste Carsale-Mauá

Honda Civic Sport 2.0 AT
Volkswagen Jetta 250 TSI AT
0-60 km/h 5,34 e 5,44 segundos (e/g) 4,12 e 4,35 segundos (e/g)
0-100 km/h 10,60 e 11,10 segundos (e/g) 9,11 e 9,70 segundos (e/g)
0-120 km/h 14,40 e 15,36 segundos (e/g) 12,37 e 13,34 segundos (e/g)
Aceleração em 5 segundos 42,40 metros e 56,87 km/h / 42,22 metros e 55,96 km/h (e/g) 55,09 metros e 69,33 km/h / 52,76 metros e 66,40 km/h (e/g)
Aceleração em 400 metros 17,70 segundos e 133,94 km/h / 17,99 segundos e 130,23 km/h (e/g) 16,44 segundos e 138,73 km/h / 16,85 segundos e 135,42 km/h (e/g)
Aceleração em 1000 metros 31,68 segundos e 171,58 km/h / 32,37 segundos e 167,19 km/h (e/g) 29,95 segundos e 178,34 km/h / 30,68 segundos e 174,20 km/h (e/g)
Retomada 40 a 100 km/h 8,32 e 8,56 segundos (e/g) 7,20 e 7,45 segundos (e/g)
Retomada 80 a 120 km/h 7,11 e 7,62 segundos (e/g) 6,22 e 6,70 segundos (e/g)
Frenagem 100 a 0 km/h 50,1 metros 47,9 metros
Consumo cidade 7,1 e 10 km/l (e/g) 8,2 e 11,2 km/l (e/g)
Consumo estrada 11,5 e 16,1 km/l (e/g) 13,4 e 17,9 (e/g)

Ficha técnica

Honda Civic Sport 2.0 AT
Volkswagen Jetta 250 TSI AT
Carroceria Monobloco em aço, quatro portas, cinco lugares Monobloco em aço, quatro portas, cinco lugares
Motor Dianteiro, transversal, injeção multiponto, comando simples de válvulas na admissão, acionado por corrente, gasolina e/ou etanol Dianteiro, transversal, turbocompressor, injeção direta de combustível, duplo comando variável de válvulas na admissão e escape acionado por correia dentada, a gasolina e/ou etanol
Número de cilindros Quatro em linha Quatro em linha
Número de válvulas 16 (quatro por cilindro) 16 (quatro por cilindro)
Taxa de compressão 11:1 10:1
Cilindrada 1.997 cm³ 1.395 cm³
Potência 150/155 cv a 6.300 rpm (gasolina/etanol) 150 cv a 5.000 rpm
Torque 19,3/19,5 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol) 25,5 kgfm entre 1.400 e 3.500 rpm
Transmissão Automática de variação contínua (CVT) com simulação de sete velocidades Automática de 6 marchas
Tração Dianteira Dianteira
Direção Elétrica Elétrica
Suspensão dianteira Independente McPherson Independente McPherson
Suspensão traseira Independente multibraço Eixo rígido com molas helicoidais
Pneus e rodas 215/50 R17, liga leve de 17 polegadas 205/55 R17, liga leve 17″
Freios dianteiros Discos ventilados com ABS e EBD Discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros Discos sólidos com ABS e EBD Discos sólidos com ABS e EBD
Tanque de combustível 56 litros 50 litros
Volume do porta-malas 519 litros 510 litros
Altura 1,43 m 1,47 m
Comprimento 4,63 m 4,70 m
Largura 1,79 m 1,80 m
Entre-eixos 2,70 m 2,68 m
Peso em ordem de marcha 1.290 kg 1.331 kg
Carga útil 410 kg 590 kg

CONCLUSÃO – O Honda Civic Sport perde o comparativo com o Jetta 250 TSI nos detalhes, especialmente no custo de propriedade, porém, é mais prazeroso ao volante, o que pode ser um fator decisivo mesmo com as vantagens pontuais do rival. Por sua vez, o Jetta apresentou grande evolução em conforto, mas perdeu em dirigibilidade, característica que deve ser reabilitada na versão esportiva Highline 350 TSI.

Imagens: Renan Rodrigues e divulgação (internas)
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