Fiat Uno comemora 35 anos e 4 milhões produzidos no Brasil

Fiat Uno comemora 35 anos e 4 milhões produzidos no Brasil

O Fiat Uno está comemorando oficialmente 35 anos de Brasil. O hatch popular da marca italiana foi naturalizado em 1984 e não saiu mais do país. De projeto revolucionário para a época, o compacto ajudou a montadora em sua busca pela liderança muitos anos depois.

De lá para cá, a Fiat diz que “aproximadamente” 4 milhões de unidades saíram da linha de montagem em Betim-MG. Durante 26 anos, o Uno manteve sua geração original com foco no baixo custo de manutenção e preço acessível. Com bom espaço interno, era simples o suficiente para ter feixe de molas na suspensão traseira e estepe acondicionado no cofre.

Fiat Uno comemora 35 anos e 4 milhões produzidos no Brasil

Sem maçanetas nas portas e com apenas um limpador de para-brisa, o Fiat Uno foi lentamente evoluindo, chegando a ditar moda com o “popular” 1.0 de 1990 e respondendo ao mercado com sacadas rápidas da marca, que estava de olho em cada movimento do mercado ou da economia nacional.

Chegou a ter motor turbinado e e deu origem a uma família muito versátil. Em 2010, a Fiat decidiu por uma nova geração, que mantivesse o espírito da anterior. Por algum tempo, esse Novo Uno foi destaque da marca, mas foi eclipsado rapidamente após a chegada do diminuto Mobi e do maior Argo.

Fiat Uno comemora 35 anos e 4 milhões produzidos no Brasil

A queda do Fiat Uno foi tão expressiva que atualmente ele é o 33º carro mais vendido em 2019 com apenas 11.773 exemplares, bem longe dos 42.820 do Argo, que está em sétimo, e 31.077 unidades do Mobi, em 13º lugar. Equipado apenas com motores Firefly 1.0 de até 77 cavalos e 1.3 com até 109 cavalos, ele vai de R$ 46.490 a R$ 53.990.

Pressionado dos dois lados, abaixo pelo Mobi e acima pelo Argo, o Fiat Uno perdeu apelo e vendas, mas segue conforme o mercado vai permitindo.

O futuro é de uma terceira geração, mas a aposta em manter-se como hatch não parece o melhor caminho com os dois irmãos mais fortes. Crossover de acesso? Seria uma opção mais viável abaixo do futuro SUV compacto da Fiat.

© Noticias Automotivas. A notícia Fiat Uno comemora 35 anos e 4 milhões produzidos no Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.