Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs

Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs

Um relatório feito pelo site Edmunds, especializado no mercado americano, apontou que as montadoras Ford e GM perderam clientes com as mudanças de estratégias de produto, tocadas desde o último ano.

A pesquisa foi feito com clientes dos modelos Chevrolet Cruze e Ford Focus, que já deixaram o mercado americano. Destes, 42% decidiram não seguir o caminho que as marcas de Detroit e Dearborn imaginaram.

Nesse caso, a ideia de Ford e GM era que estes clientes seguiriam a lógica do mercado, indo para os utilitários esportivos, mas isso não ocorreu. E pior, parte desses que decidiram ficar no segmento de automóveis de passeio, migraram para outras marcas.

No caso do Chevrolet Cruze, a GM perde 23% dos clientes para outras bandeiras. No caso do Focus, a Ford viu 31% de seus compradores indo até os revendedores da concorrência. Se a perda ainda não parece ser importante, talvez já prevista pelas duas montadoras, analistas dizem o contrário.

Nesse segmento, que nos EUA é conhecido como de compactos, 9,1% das vendas até setembro pertencem à essa categoria. Porém, ela é a mais representativa entre os carros de passeio e eles falam que Ford e GM terão prejuízos enormes a longo prazo.

Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs

O motivo é que estes clientes estão entre os mais fiéis às marcas e eles mudaram. Ford e GM priorizam o lucro garantido com SUVs e crossovers em detrimento do market share maior, com portfólios e vendas mais amplos.

Ao longo prazo, a mudança radical visa obter mais dinheiro para o financiamento de carros elétricos e autônomos. No agora, a lealdade dos clientes de Cruze e Focus está caindo nos últimos meses.

O número de donos de Cruze que trocaram seus carros por outros da Chevrolet caiu de 57% em 2016 para 45% em 2019. No caso do Focus, a queda foi de 40% para 33%.

Ou seja, nessa história, que anda levando os louros é Toyota Corolla e Honda Civic, os japoneses que mais recebem clientes vindos de Ford e Chevrolet.

A mudança parece óbvia nesse caso, mas se pensarmos que parte desses clientes foi para Jeep Renegade, Hyundai Kona e Subaru Crosstrek nos últimos três anos, parece que o tiro saiu pela culatra. E isso que estamos falando apenas de donos de Cruze e Focus que mudaram de lado…

A pesquisa ainda apontou que estes são os que têm grana extra para mudar de segmento, mas aqueles que estão no primeiro ou segundo carro, quando não acham essa opção em Ford e Chevrolet, vão mesmo para a concorrência e, no futuro, dificilmente sairão de lá.

[Fonte: Edmunds]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Ford e GM perdem clientes por foco só em crossovers, picapes e SUVs é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.