Novo Volkswagen Polo Arlequim aparece na Europa após 25 anos

Fonte / Noticias Automotivas

Há 25 anos, a Volkswagen lançou na Europa o Polo Arlequim, uma edição um tanto estranha, mas que ganhou admiradores com sua mescla de cores vivas que chamava atenção de todos nas ruas.

E não foi somente ele que surgiu nessa edição multicolorida, o Golf também teve várias unidades assim nos anos 90. Aliás, foram exatamente 265 unidades do Polo e 3.806 exemplares do hatch médio alemão, que hoje custam um bom dinheiro.

Para quem já foi no Instituto Inhotim, em Brumadinho-MG, lembrará que lá também existem alguns arlequins, mas na forma do nosso saudoso Fusca e, de certa forma, explicam a origem dessa configuração.

Mas, de volta à Europa, a Volkswagen não decidiu homenagear o Polo dos anos 90 com o modelo atual, pois, isso foi feito pelo importador da marca na Holanda.

Pintado da mesma forma, o Novo Polo Arlequim foi mostrado pela marca, mas ainda não se sabe se de fato será comercializado em maior volume, já que o da foto é filho único.

O interessante nisso tudo é que um Novo Polo Arlequim teria razão de ser em 2017, quando a nova geração do hatch compacto surgiu na Europa e logo depois no Brasil.

Como se sabe, a origem dessa configuração visual remete ao Fusca clássico de 1964, que foi apresentado assim numa edição especial para mostrar a intercambialidade de peças e componentes do icônico besouro em diferentes versões e anos de produção.

Então, nos anos 90, o Polo e Golf surgiram nessa forma para mostrar a modularidade de produção dos carros da VW, que na época mesclavam plataformas e componentes com Skoda, Seat e Audi.

 

No caso do Golf, que surgiu com 20 carros promocionais, a coisa ficou séria ao virar uma série de 1.000 exemplares e depois a VW deixou correr solta a produção até chegar a 3.806 unidades.

O legal das quatro configurações básicas de cores (azul, vermelho, amarelo e verde menta) era que o comprador não tinha opção de escolha e assim não sabia como chegaria seu carro, vendo-o apenas na hora de recebê-lo.

Volkswagen Polo Arlequim 2021 – Galeria de fotos