O que é freio ABS?

Freio ABS: saiba tudo sobre o sistema.

O que é freio ABS?

Desde 2014 todos os carros novos precisam sair de fábrica com freio ABS de série, bem como airbag. Um avanço importante que torna esses equipamentos itens básicos e essenciais para a segurança, assim como o cinto.

Embora o Brasil seja considerado uma das principais potências em fabricação de veículos da América Latina há décadas, o atraso dessas obrigatoriedades só mostra como estamos em desvantagem quanto à segurança automotiva.

O que é freio ABS?

Enquanto os Estados Unidos e países Europa exigem ABS e airbag em 100% das novas frotas há mais de 15 anos, por aqui, a lei brasileira que faz essa exigência acaba de completar 5 anos.

A nossa vizinha Argentina segue os passos do Brasil, com implantação da lei apenas em 2014.

O que é freio ABS?

Não há dúvidas de que o freio ABS (Anti-lock Braking System – em inglês) se tornou um marco para o setor automotivo.

Seu desenvolvimento ocorreu na Alemanha no ano 1978 pela gigante Bosch e pela Daimler – empresa controladora da Mercedes-Benz.

O que é freio ABS?

Obviamente que o primeiro carro a ter a tecnologia não poderia ser de outra fabricante, portanto, o Mercedes Classe S W116 foi o primeiro veículo do mundo a receber ABS.

Na época, a montadora alemã oferecia apenas como opcional e com um preço alto.

A partir dos anos 80 a Mercedes passou a entregar ABS de série em todos os seus modelos.

O que é freio ABS?

Aqui no Brasil, o primeiro automóvel a receber freios ABS foi o Volkswagen Santana, mas só em 1991; posteriormente o Chevrolet Ômega passou a ser equipado.

O que é e como funciona o freio ABS

O que é freio ABS?

Desde os anos 90, o freio ABS foi ganhando melhorias: redução de peso, tamanho e perda da vibração no pedal. Também ganhou identificação no painel.

O sistema de hoje atua com sensores eletrônicos e inteligência para comparar cada uma das rodas com a velocidade do veículo.

Monitorando a aceleração do carro, ao perceber que uma roda tende a travar, ele atua aliviando a pressão de freio.

Durante a condução, sua tecnologia eficiente impede que o automóvel derrape ou tenha perda de aderência com o solo em situações inesperadas.

O que é freio ABS?

Na prática, isso significa que, mesmo pisamos no freio, o motorista conseguirá desviar de obstáculos na pista sem o perigo de rodar/derrapar com o carro.

A derrapagem sempre foi a causadora de grandes tragédias no trânsito. Logo, veículos equipados com ABS podem ter redução de risco de acidente fatal em aproximadamente 40%.

Mesmo com a pista molhada, o ABS não deixa o condutor sob risco. Ao dirigir em condições de solo molhado, o sistema faz com que o veículo pare 42,4 metros após a freada. No freio convencional são 53.

Desse modo, o Anti-lock Braking System proporciona melhor desempenho do que o comum em dias de chuva.

Como o ABS sabe que é hora de atuar?

O que é freio ABS?

Como informamos no tópico anterior, a tecnologia ABS monitora a velocidade do carro e das rodas; ela faz essa verificação 20 vezes por segundo com o auxílio de sensores.

Quando o motorista pisa no freio, os sensores atuam coletando a informação e transmite para o controle Anti-lock Braking System.

Ao detectar que uma das rodas está prestes a travar, o sistema entra em ação em milissegundos, impedido que o travamento ocorra.

O que é freio ABS?

Para manter o veículo estável e sob controle, o ABS trabalha na modulação da frenagem de cada roda de forma individual.

Enquanto todo esse mecanismo funciona evitando um acidente, o motorista pode não perceber, entretanto, em algumas situações, poderá ocorrer trepidação no pedal, que é normal.

O que é freio ABS?

A trepidação ocorre, pois, a contenção e a liberação das rodas é feita pelo bombeamento do fluido de freio. Não é recomendado tirar o pé quando começar o tremor, senão poderá comprometer a frenagem.

É importante destacar que, para o ABS entrar em ação, é preciso pisar fundo no pedal do freio.

Quais as diferenças entre um freio comum e o ABS

O que é freio ABS?

Agora, quais são diferenciações entre o freio comum e o ABS?

Os dois sistemas possuem duas pastilhas que são responsáveis por dar pressão no disco de freio, fazendo com que o carro possa parar.

A principal diferença está no bombeamento do fluido de freio até chegar às pastilhas.

No sistema ABS, o fluxo de fluido de freio enviado para as rodas, é controlado a fim de evitar que ocorra o travamento de uma delas, propiciando melhor dirigibilidade e estabilidade do automóvel, consequentemente reduzindo a distância de parada.

O motorista, porém, pode efetuar força máxima de frenagem que a tecnologia do freio ABS irá garantir a eficiência de frenagem de modo totalmente seguro.

As vantagens dos freios ABS

O que é freio ABS?

Podemos mencionar muitas vantagens que os freios ABS proporcionam; veja:

  • Propicia parada gradual do veículo fazendo com que não haja o travamento das rodas;
  • Mesmo após a frenagem, o condutor conseguirá realizar manobras e desviar de obstáculos;
  • Pista molhada, grama ou areia: o carro não irá derrapar;
  • O ABS é um equipamento de segurança, ou seja, permitirá que não ocorra o travamento da roda, evita derrapagem, consequentemente diminuindo o risco de acidentes graves, principalmente em rodovias.

Problemas e manutenção no freio ABS

O que é freio ABS?

Normalmente os freios costumam dar sinais de que algo está errado e é nessa hora que você deve procurar um especialista. A trepidação constante no pedal, volante e barulhos são alguns dos indícios.

O ABS possui inteligência para alertar o condutor. A luz (amarela/alaranjada) no painel é o indicativo. Se ela acender uma vez ou mais é necessário procurar uma assistência para analisar o que houve.

Os especialistas alertam que o primeiro passo é averiguar as pastilhas.

Seja ABS ou comum, a atenção com esse equipamento deve ser periódica, logo, ao detectar problemas, procure uma oficina imediatamente.

Carros antigos: posso instalar freios ABS?

O que é freio ABS?

No Brasil, todos os veículos já saem de fábrica com freios ABS desde 2014.

Se você tem um modelo anterior a esse ano da implantação, saiba que é possível fazer uma adaptação e instalar.

Confira com a montadora se eles têm as peças e se fazem a instalação. Antes de a lei entrar em vigor, muitas delas vendiam como opcional.

O custo varia muito, podendo iniciar em R$ 1.500 e ir até R$ 3 mil.

© Noticias Automotivas. A notícia O que é freio ABS? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.