Por que 70% dos brasileiros preferem oficina particular a concessionária

Concessionárias ainda são vistas como “careiras”
Foto: Quatro Rodas

Quando chega a hora de fazer a manutenção em seu veículo, você prefere levar a mecânico particular ou a concessionária?

Se sua resposta foi “mecânico particular”, você concorda com 70% dos 8.300 entrevistados por uma pesquisa do WebMotors. O estudo analisa o comportamento dos proprietários de veículos no pós-venda.

Você costuma levar seu veículo para realizar revisão na concessionária ou mecânico particular?
Concessionária (2.456) 30%
Mecânico particular (5.844) 70%

O principal motivo para a preferência, de acordo com 67% dos entrevistados, está relacionado à confiança no mecânico particular, e também ao custo mais baixo cobrado tanto pela mão de obra quanto pelas peças, que equivale a 67% das opiniões.

Por qual motivo prefere levar no mecânico particular?
Motivo % das menções
Confiança no mecânico 26%
Valor da mão de obra 25%
Valor das peças 16%
Atendimento 9%
Localização da oficina 9%
Serviço é feito mais rápido 9%
Facilidade no pagamento dos serviços 6%

Dentre os 30% que optam pela rede autorizada, 53% afirmam que continuam levando o veículo para a concessionária mesmo depois do final da garantia.

Leva somente na garantia, ou também fora da garantia?
Somente durante a garantia 47%
Durante e fora da garantia 53%

Segundo eles, a escolha pela autorizada se dá pela manutenção da garantia, a certeza de que as peças trocadas são originais e a confiança no serviço prestado pela concessionária por ser realizado por profissionais da fábrica, que representam 83% das respostas.

Motivo % das menções
Manter a garantia do veículo 24%
As peças são originais 23%
Serviços será realizado por profissionais da fábrica 21%
Confiança 15%
Atendimento 6%
Agilidade na realização dos serviços 4%
Formas de pagamento 3%
Localização da concessionária 3%
Valor da mão de obra 1%
Valor das peças 1%

Embora o mecânico particular tenha conquistado a maioria das opiniões, a pesquisa ainda indica que 95% dos respondentes, na hora da compra do seminovo, buscam veículos que estejam com todas as suas revisões feitas em rede autorizada.

Ainda, 59% dos respondentes  informaram que buscam saber qual a reputação e qual o grau de satisfação dos clientes com a rede de uma determinada marca antes de agendar as manutenções.

Tais informações são pesquisadas via: Google (40%); consulta a amigos e parentes (35%); visita ao site da concessionária (18%); consulta no site Reclame Aqui (3%); pesquisa em redes sociais (2%).