Dacia Duster estreia no Salão de Genebra


SUV entrará no mercado brasileiro a partir de 2011 sob a marca Renault.
Modelo estará disponível na Europa por preços a partir de 13,9 mil euros.

Do G1, em São Paulo

O utilitário Dacia Duster foi apresentado pela subsidiária romena da Renault nesta terça-feira (2), no Salão de Genebra. O modelo é desenvolvido na mesma plataforma do Logan, Sandero e do Nissan Livina, e entrará no mercado brasileiro a partir de 2011 sob a marca Renault. O Duster brasileiro será produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), para concorrer no segmento liderado pelo Ford EcoSport.

Por enquanto, o carro tem sua estreia apenas na Europa. O modelo da Dacia é equipado com motor 1.6 16V com 110 cv de potência a gasolina ou a Diesel de 85 cv e 110 cv. A Renault afirma que também estarão disponíveis duas versões a diesel e, no Brasil, o motor 1.6 8V flex. O câmbio é sequencial de seis marchas. O conjunto de motor e transmissão é tecnologia da aliança Renault-Nissan.

O Duster tem 4,31 m de comprimento e 1,82 m de largura e tem as opções de tração 4X2 e 4X4. O modelo estará disponível na Europa por preços a partir de 13,9 mil euros na versão 4X2. Já a opção com tração nas quatro rodas sai por 13,9 mil euros.

Modelo é equipado com motor 1.6 16V com 110 cv de potência a gasolina (Foto: Divulgação)

O pacote mais esportivo do modelo é o Look, que vem com rodas de liga leve de 16 polegadas, barras de teto, aros cromados, vidros escurecidos, entre outros itens.

Do Brasil, o modelo será exportado para Argentina, México e Chile. O utilitário também será produzido na Rússia e no Golfo Pérsico.

Em entrevista ao G1 em dezembro do ano passado, o presidente da Renault do Brasil, Jean-Michel Jalinier, afirmou que o Duster passará por mudanças para o mercado brasileiro. “O veículo tem a plataforma da Romênia, mas vamos apoiar nossas forças nos centros de engenharia e de design que existem aqui no Brasil para, a partir daí, fazer um veículo brasileiro, perfeitamente adaptado à forma do mercado brasileiro e, sobretudo, ao gosto do cliente brasileiro”, disse.

Fonte: G1 Globo Online