DAF estreia no Brasil com caminhão pesado XF 105

 A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc., apresentou ontem em Americana, SP, o caminhão pesado XF 105. O modelo será produzido na fábrica da companhia, em Ponta Grossa, no Paraná, a partir de outubro, e chegará às 20 concessionárias da marca ainda este ano.

O XF 105 será comercializado como cavalo mecânico 6×4 e 6×2, equipado com motor PACCAR MX, de 12,9 litros e 410 cv ou 460 cv, e duas configurações de cabine, Confort e Space, ambas valorizando o espaço e conforto interno.

Os preços –ainda não revelados— estarão na mesma faixa de outros caminhões premium. “Pretendemos conquistar 10% do mercado de caminhões pesados em cinco anos”, afirma Michael Kuester, diretor Comercial da DAF Brasil. Segundo o diretor, um dos segmentos de maior interesse da companhia é o de agronegócios.

Trem de força – O motor de seis cilindros em linha, de 410 cv até 460 cv, e torques de 2.000 Nm a 2.300 Nm, máxim entre 1.050 rpm e 1.510 rpm, é um dos diferenciais do modelo. O propulsor Euro 5 tem bloco e cabeçote fundidos pela Tupy no Brasil, mas é montado na Holanda. Posteriormente virá para a fábrica de Ponta Grossa para equipar o caminhão. Segundo a DAF, foi testado por mais de 28 milhões de quilômetros em todo mundo.

Ele opera em conjunto com câmbio manual de 16 marchas, ou pela transmissão automatizada AS-Tronic da ZF com 12 ou 16 marchas.

Ricardo Panessa

Fonte: Auto Estrada