Depois da Renault, Nissan pode ter parceria com AutoVaz

Com base em informações da Reuters, o website da Quatro Rodas anuncia que a montadora russa AutoVaz, fabricante de veículos Lada em Togliatti, pretende montar modelos compactos da Nissan até 2012.

A Nissan, que acredita na recuperação do mercado local e precisa ampliar a oferta de produtos, teria inclusive se oferecido para controlar a produção dos carros na fábrica. A empresa inaugurou recentemente uma planta na cidade de São Petersburgo, para 50 mil veículos por ano.

A AutoVaz, parceira da Renault (que tem 25% de participação), anunciou a demissão de 27 mil funcionários. A empresa disputa com a Fiat Automóveis o topo do ranking das fábricas que produzem o maior volume de veículos sob o mesmo teto.

Segundo o russo Alexander Antokin (ex-Lada e hoje na Hyundai), a AutoVaz montou 810 mil unidades em 2008, nas instalações de Togliatti (ver www.lada-auto.ru).

A produção da Fiat foi de 713.248 veículos em 2008, recorde nos 33 anos da marca no Brasil. Atualmente a unidade mineira tem capacidade instalada para chegar a 800 mil unidades por ano e monta cerca de 2.800 carros por dia.

Fonte: Automotive Business