Ao longo de 2008, no entanto, a divisão LAAM obteve lucro de US$ 1,3 bilhão e foi a única a contribuir positivamente para o balanço global da General Motors.
Globalmente a General Motors teve receita global de US$ 148 bilhões e prejuízo de US$ 30,9 bilhões em 2008, colocando em dúvida sua capacidade de sobrevivência. O prejuízo acumulado no quarto trimestre de 2008 foi de US$9,6 bilhões e provocou a queima de US$ 6,2 bilhões de caixa. O mercado discute agora se a empresa terá que recorrer ao Chapter 11, previsto na legislação norte-americana para permitir a recuperação judicial das companhias. A iniciativa daria mais fôlego à empresa para recompor seu fluxo de caixa, mas ameaçaria ainda mais a cadeia de fornecedores.
Para a reestruturação a montadora pede novos recursos ao Tesouro norte-americano – mais US$ 14 bilhões além dos US$ 13,4 bilhões que já recebeu. A Hummer pode ser fechada a curto prazo, enquanto a Saab solicitou recuperação judicial na Suécia. A Opel também enfrenta problemas na Alemanha e o futuro da Saturn é incerto. Já foi decidido, ainda, o fechamento da divisão High Performance Vehicle Operations, no centro tecnológico da montadora, em Detroit, voltada para a produção de carros mais eficientes e crossovers.
Fonte: Automotive Business