Depois de lucrar 60 meses, GM LAAM tem prejuizo

Depois de operar no azul durante vinte trimestres seguidos, a região LAAM na qual está inserida a General Motors do Brasil na organização da corporação (América do Sul, África e Oriente Médio) registrou prejuízo de US$ 181 milhões no período de outubro a dezembro de 2008. O resultado reflete o impacto da crise global e em especial a queda nas vendas do mercado brasileiro: os emplacamentos da GM despencaram 22,3% em outubro, sobre setembro. Em novembro caíram mais 35,2%, para reagir em dezembro (13,6%).

Ao longo de 2008, no entanto, a divisão LAAM obteve lucro de US$ 1,3 bilhão e foi a única a contribuir positivamente para o balanço global da General Motors.

Globalmente a General Motors teve receita global de US$ 148 bilhões e prejuízo de US$ 30,9 bilhões em 2008, colocando em dúvida sua capacidade de sobrevivência. O prejuízo acumulado no quarto trimestre de 2008 foi de US$9,6 bilhões e provocou a queima de US$ 6,2 bilhões de caixa. O mercado discute agora se a empresa terá que recorrer ao Chapter 11, previsto na legislação norte-americana para permitir a recuperação judicial das companhias. A iniciativa daria mais fôlego à empresa para recompor seu fluxo de caixa, mas ameaçaria ainda mais a cadeia de fornecedores.

Para a reestruturação a montadora pede novos recursos ao Tesouro norte-americano – mais US$ 14 bilhões além dos US$ 13,4 bilhões que já recebeu. A Hummer pode ser fechada a curto prazo, enquanto a Saab solicitou recuperação judicial na Suécia. A Opel também enfrenta problemas na Alemanha e o futuro da Saturn é incerto. Já foi decidido, ainda, o fechamento da divisão High Performance Vehicle Operations, no centro tecnológico da montadora, em Detroit, voltada para a produção de carros mais eficientes e crossovers.

Fonte: Automotive Business