O Estado de S.Paulo
A maioria das autorizadas não limitou os descontos nos preços dos carros novos à redução do IPI, que deixou os veículos em média 5% mais em conta. Nas autorizadas, os abatimentos podem chegar a 12%. Como a crise financeira deixou lotados os estoques das revendas, essa foi a solução encontrada para trazer o consumidor de volta, mesmo enxugando as margens de lucro na hora da venda.
Um bom exemplo é o Fiat Siena ELX 1.4. Na primeira quinzena de dezembro ( antes de o imposto baixar) o sedã era oferecido por R$ 39.600 nas autorizadas de São Paulo. Atualmente, o modelo pode ser encontrado por cerca de R$ 34.500, uma redução de 12% no preço.
Outro que ficou 12% mais em conta do que antes da baixa do do IPI é o hatch Chevrolet Corsa 1.4. No início de dezembro, o modelo saía por R$ 32.990 nas autorizadas. Atualmente, pode ser adquirido por cerca de R$ 29 mil.
POPULARES
Entre os modelos conhecidos como populares (equipados com motores 1.0), o desconto foi praticamente igual entre as fabricantes. Os preços de Chevrolet Celta e Fiat Mille, por exemplo, caíram 8% de três meses para cá.
Em dezembro o hatch da Fiat custava R$ 22.690 e agora é oferecido por R$ 20.800. Já o preço do Chevrolet passou de R$ 24.990 a R$ 23 mil.
O Ford Ka ficou com valor mais estável. Antes ele era vendido a R$ 24.900 e agora custa R$ 1 mil a menos (uma variação de 4%).
Fonte: O Estado de São Paulo