Desenhando o futuro

Volkswagen BlueSport
Marcelo Monegato
Enviado a Detroit

Pensando em despertar novos hábitos de consumo na população norte-americana, as montadoras que participam do Salão de Detroit fazem suas apostas nos conceitos menos agressivos ao meio-ambiente. Um dos que mais se destacam, arrancando elogios de jornalistas e convidados, foi o Volkswagen BlueSport.

O roadster compacto, para apenas dois ocupantes, mescla desempenho, eficiência e design interessantes. Produzido na Alemanha, o modelo tem motor central a diesel de 180 cv . À rotação de 1.750 rpm, o turbo 2.0 entrega o torque máximo – e impressionante – de 36 mkgf. A velocidade máxima é de 226 km/h e o pequeno bólido vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Além do desempenho, o BlueSport promete baixo consumo. De acordo com a montadora, a média é de 17,8 km/l ( urbano e estrada), podendo chegar a 21,26 km/l na estrada. Como conta com design e mecânica viáveis, é possível que o conceito entre em produção dentro de pouco tempo.

O motor do BlueSport faz parte da nova família denominada Clean Diesel, que entrega desempenho e menor consumo. A promessa é de que esses propulsores sejam comercializados nos 50 Estados americanos.

A Mercedes, por sua vez, traz o conceito BlueZero. Construído em uma plataforma derivada das utilizadas nos modelos Classe A e B, o monovolume ecológico tem três tipos de configuração: BlueZero E-Cell, que funciona com uma única bateria delítio-ion; BlueZero F-Cell, alimentado por célula a combustível e com autonomia de cerca de 400 quilômetros; e BlueZero E-Cell Plus, um híbrido de motores elétrico e a combustão interna, elevando a autonomia para 600 quilômetros – 100 km apenas com a bateria elétrica.

As três versões vão de 0 a 100 km/h em 11 segundos e chegam à velocidade máxima (limitada) de 150 km/h. O conceito alemão deve entrar em produção – em pequena escala – já em 2009 (célula a combustível). Em 2010, começam a ser fabricadas as primeiras unidades do BlueZero movido a bateria elétrica.

A Audi é outra alemã que se destaca em Detroit. Além do esportivo R8 com motor 5.2 V10, a montadora revela ao mundo o SportBack Concept, que nada mais é do que o futuro A7. Como já era esperado, o cupê de quatro portas traz estampado em seu design arrojado todo o DNA da Audi. Vale destacar os faróis com leds e a protuberante grade frontal. Além do espaço interno interessante e a marcante presença da tecnologia, o SportBack é equipado com um motor 3.0 V6 TDI (a diesel) que desenvolve 225 cv de potência e torque de 56 mkgf, que garante a velocidade máxima de 245 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.

KIA

A Kia, aproveitando-se da necessidade do consumidor norte-americano de mudar seus conceitos, apresenta o Soul´´ster. Com base no Soul, que chega ao Brasil em 2009, o modelo asiático é uma mistura exótica, porém interessante, de uma picape com um conversível para quatro ocupantes.

As suas linhas remetem a um consumidor jovem e que gosta de curtir a vida. Chamam a atenção os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro.

Sob o capô, o Soul´´ster oferece opções interessantes: 1.6 e 2.0 a gasolina ou 1.6 a diesel.

Fonte: Diário do Grande ABC