DETROIT 2011: Toyota mostra derivados do Prius

Toyota Prius C -  conceito
Carsale – A Toyota escolheu os Estados Unidos, mercado onde nos últimos dez anos foram vendidas quase um milhão de unidades do híbrido Prius, para apresentar os novos modelos da família derivada do hatchback ecologicamente correto. Em seu estande no Salão de Detroit, a marca nipônica exibe duas novidades: a minivan Prius V e o compacto urbano Prius C – este ainda em formato conceitual.

Desenvolvida como uma opção de veículo familiar, a minivan Prius C traz como principal destaque um espaço para cargas 60% superior ao hatchback híbrido já à venda no mercado norte-americano e em outros países, como o Japão. O modelo conta também com um teto solar feito em resina, que segundo a Toyota é aproximadamente 40% mais leve que os fabricados em vidro.

Esteticamente, as linhas da minivan se assemelham às do Prius hatchback. Já o sistema de propulsão é o mesmo do “irmão”. Um bloco a gasolina de 1.8 litro e quatro cilindros gera 99 cv de potência e trabalha junto com um motor elétrico, capaz de produzir mais 81 cv. A potência combinada do sistema híbrido chega a 136 cv, informa a montadora. A Toyota não adiantou o preço da minivan, mas informou que o novo híbrido chegará às concessionárias norte-americanas ainda este ano.

Menor modelo da família híbrida, o Prius C foi criado como uma opção para jovens e casais que buscam um automóvel compacto, com baixo nível de emissões e econômico. Quanto ao design, os destaques do carrinho são os traços futuristas. Há uma ampla área envidraçada no teto e os ficam faróis posicionados na parte de baixo do pára-brisa. Nenhuma especificação técnica do menor dos Prius foi revelada até o momento. Sua chegada ao mercado norte-americano está prevista para 2012.

Fonte: Carsale