Diesel pode ser liberado para veículos de passageiros

Chegou a provocar certo alvoroço entre os participantes do Fórum SAE de Tecnologias Diesel em Curitiba, dia 29 de agosto, a palestra de Eduardo Luis Correia, consultor sênior da Petrobras, sobre a evolução da matriz energética. Ele apresentou previsões para o consumo de combustíveis no Brasil e comentou que acredita na liberação do uso do diesel no Brasil nos próximos anos. Essa possibilidade já era aventada no estudo “The Energy Matrix of the Transport Sector”, apresentado pelo presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli de Azevedo, em seminário internacional sobre tecnologias de transporte. Correia afirmou que até 2011 haverá diesel de boa qualidade disponível no mercado e que o país se tornará exportador do produto mais adiante. Para os bons entendedores, em breve serão promovidas discussões sobre o tema, tendo em vista o desenvolvimento de sistemas diesel e motores. A nova situação mexe com as estratégias de muitas montadoras – algumas a favor de um estímulo ao Diesel e outras nem tanto. Luso Ventura, diretor da Netz Automotiva, sugeriu durante palestra a substituição progressiva do gás pelo diesel em táxis. “Os motores do ciclo Otto compactos que utilizamos não são tão eficientes com o gás quanto os propulsores de veículos pesados, que aproveitam melhor o combustível” – disse. O uso do gás poderia contribuir para aliviar os elevados níveis de poluição nos corredores de ônibus em São Paulo. Já durante o simpósio Tendências, realizado ontem em São Paulo, o consultor Wim van Acker, da Roland Berger Detroit, destacou a eficiência da combinação diesel e eletricidade em motores híbridos para veículos de passageiros. “O diesel é melhor que a gasolina no híbrido” – destacou. Delphi e Boch defenderam durante o fórum da SAE, em Curitiba, a liberação do diesel para veículos de passageiros. (2 de setembro).
Fonte: Automotive Business