Divorciada, Chrysler aposta na América Latina

Anelisa Lopes, de Itu (SP)

Durante a primeira apresentação da linha de produtos Chrysler após a sua separação da Mercedes-Benz, que aconteceu em outubro, a América Latina, em especial o Brasil, foi apontada como um dos mercados mais promissores para a empresa. As apostas agora se concentram também em outros mercados que fazem parte do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

‘O Brasil representou 57% do volume total de vendas da América Latina no ano passado. Para este ano, esperamos um crescimento de 16%’, apontou Philip Derderian, diretor geral da Chrysler no País. A região é peça-chave para a expansão internacional da companhia que, atualmente, engloba também as marcas Dodge e Jeep.

Ao lado de outros 22 países, o Brasil também passará por esta transferência de capital da empresa, que não está mais sob o comando da DaimlerChrysler e pertence agora à norte-americana Chrysler LLC. Com ela, chegam também os novos pilares para estruturar as ações da companhia: foco no cliente e no pós-vendas, sempre com a preocupação de adequar a produção para o mercado importador. Outra missão é a de recuperar consumidores que adquiriram modelos Chrysler há mais de cinco anos, público que detém o maior número de clientes da montadora.

Futuros lançamentos da Chrysler

Além da linha 2008 (Dodge Ram, Jeep Grand Cherokee e PT Cruiser), na qual as novidades ficam por conta da van Town & Country, Jeep Cherokee Sport e Chrysler 300C com motor V6, que chega para combater os executivos Chevrolet Omega, Ford Fusion e Volkswagen Passat, a Chrysler já confirma dois lançamentos para este ano.

No segundo semestre, a marca passará a importar do México o Dodge Journey, veículo que incorpora elementos de uma perua, utilitário-esportivo e minivan. O crossover tem capacidade para acomodar sete passageiros e deverá custar em torno de R$ 100 mil.

Ainda neste ano, a Chrysler deverá trazer a versão quatro portas do Jeep Wrangler. Já comercializado nos Estados Unidos e Europa com a denominação Unlimited, o modelo tem motorização turbodiesel V6 de 204 cv de potência. Por sua vez, o PT Cruiser Cabriolet e o Jeep Commander saem de linha por aqui.

Recém-separada, a Chrysler já tem novo parceiro. Deixou de lado um alemão para tentar vida nova com um japonês. Já no fim de 2009, a parceria da Chrysler com a Nissan deverá revelar um novo sedã para distribuição na América do Sul, incluindo o Brasil. Feito no México, o modelo será baseado no compacto Nissan Versa (vendido como Tiida aqui).

Ainda de acordo com essa aliança, a Nissan fabricará um novo modelo, compacto e econômico. Este novo veículo da Chrysler será fabricado no Japão e vendido na América do Norte, Europa e outros mercados em 2010. Já a Chrysler fabricará uma picape de grande porte para a Nissan. Baseada no design da Nissan, ela será produzida na fábrica da Chrysler em Saltillo (México). As vendas deste produto devem começar em 2011.

Fonte: I Carros