Dobra mercado de microônibus da Mercedes


da Redação

O mercado de microônibus no Brasil está bombando. É o que se pode concluir pelos números de venda da líder do segmento no país, a Mercedes-Benz, que dobrou o volume de mínis e micros no país ao comercializar 1.600 unidades entre janeiro e julho, o dobro em relação ao mesmo período de 2009.

Segundo Gilson Mansur, diretor de vendas de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil, o desempenho “é fruto da maior aproximação da marca com clientes do setor, como os pequenos transportadores permissionários das grandes cidades e os de fretamento”.

Para ampliar as vendas, foi criada uma equipe especializada para atendimento diferenciado a esses clientes e iniciada, pelo Nordeste (uma das regiões que mais crescem), um programa de demonstração de microônibus encarroçados juntamente com os concessionários, iniciativa que será estendida a outras grandes cidades do país.

O programa de demonstração, que teve início neste mês de agosto em Fortaleza (CE) e que prosseguiu em Natal (RN), passa agora por um nova etapa em Recife (PE). Um grupo de cem clientes, entre profissionais autônomos e de cooperativas de transportadores, está sendo recebido no concessionário Rodobens da cidade para a demonstração de um microônibus com carroçaria desenvolvida de acordo com as recomendações do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Recife.

Segundo Mansur, os pequenos transportadores de passageiros estão se profissionalizando cada vez mais, o que permite que atuem como permissionários dos sistemas de transporte das grandes cidades na complementação de linhas convencionais, fazendo a ligação bairro a bairro. Os microônibus acabam indo até as vias estreitas do interior dos bairros, onde um ônibus convencional não consegue chegar.

“Nosso objetivo é entender o que esse cliente necessita e oferecer a ele as soluções mais eficientes, que os ajude a prestar um serviço de qualidade e que também assegurem rentabilidade aos seus negócios”, diz o executivo. Para oferecer opções adequadas a cada necessidade de seus clientes, a Mercedes-Benz oferece três versões de chassis: LO 712 para miniônibus, LO 812 e LO 915 para microônibus. Esses veículos são reconhecidos no mercado pelo reduzido consumo, menor custo operacional e resistência para as severas operações do transporte urbano de passageiros.

Fonte: Interpress Motor