E a frota de veículos antiga, como fica?

Enquanto se discute a aplicação das normas Euro 4 para os novos motores (ou um possível salto para Euro 5, que exige Diesel com no máximo 10 ppm de enxofre), há outra questão que merece atenção no mínimo igual. Trata-se da frota de veículos em circulação, que no final de 2007 somava 25,1 milhões de unidades, sem contar motos e tratores. Desse total 1,214 milhão eram caminhões (5%) e outros 282,6 mil eram ônibus (1%). Esses dados fazem parte de estudo do Sindipeças (veja no website Automotive Business), segundo o qual a vida útil teórica de ônibus é de 17 anos e de caminhões de 20 a 25 anos. A idade média dos automóveis em circulação era no ano passado de 9 anos e 2 meses; dos caminhões, 11 anos e 3 meses; dos ônibus, de 9 anos e 9 meses. Os comerciais leves tinham idade média de 8 anos e 8 meses. A idade média da frota total brasileira era de 9,2 anos – exatamente a mesma da frota que circula nos Estados Unidos e Canadá. A média européia era de 8,8 anos. Então estamos bem? Estaríamos, se nossos veículos passassem por um programa regular de manutenção e a legislação fosse rigidamente aplicada – incluindo a inspeção veicular. Assim, do ponto de vista de segurança e emissões, de nada adiantará exigir normas rígidas para veículos novos se a frota existente circula livremente (27 de agosto).
Fonte: Automotive Business