Ecologia e tecnologia são destaques no 40º Salão de Tóquio

O carro-conceito da Nissan R.D/B.X           Carro-conceito RiN, da Toyota                Evento abriu nesta quarta-feira (24) para a imprensa.
Público poderá visitar o Salão a partir de sábado (27)

Do G1, com informações da AFP

O 40º Salão de Tóquio (“Tokyo Motor Show”), a grande celebração bienal do setor automobilístico japonês, abriu suas portas nesta quarta-feira (24) para a imprensa tendo como destaques os veículos “verdes” e de baixo consumo de combustível, assim como as tecnologias destinadas a melhorar a segurança e o conforto.
Salão acontece em Chiba, no subúrbio de Tóquio, e apresenta 250 expositores, de 11 nacionalidades. Um total de 520 automóveis, caminhões, ônibus e motos são exibidos no local.
O evento abre nesta quarta e quinta-feira (25) somente para a imprensa, na sexta (26) para os profissionais da área e de sábado (27) a 11 de novembro o Salão é aberto ao público.
Montadoras de todo o mundo participam do Salão, mas são sobretudo os japoneses, que dominam 95% do mercado local, os que chamam mais atenção do público, mostrando numerosos carros-conceito futuristas e tecnologias revolucionárias para facilitar a vida do motorista.
A Suzuki, especialista em miniveículos, expõe o “Pixy”, um carro de um só assento para uso urbano. A empresa apresentou também um modelo elétrico batizado de “Suzuki Sharing Coach” (SSC), que pode levar duas pessoas e dois “Pixy”. Eles servem de anexo do veículo principal, uma solução apresentada como ideal para os idosos e pessoas com dificuldade de caminhar.

A Nissan apresenta o “Pivo 2”, um miniautomóvel em forma de ovo. O carro gira 360 graus, e as rodas, 90 graus, para facilitar na hora de estacionar. O veículo é equipado com um robô que dá conselhos e informações ao motorista.

A Toyota exibe um carro híbrido, o 1/X, com pilhas que podem ser carregadas em uma simples tomada de casa. Graças à sua estrutura de plástico e fibra de carbono, pesa só 420 quilos, um terço de um carro híbrido clássico como o “Prius”.

O fabricante de equipamentos Denso apresentou um sistema de câmeras que detecta, nos olhos do motorista, indícios de sonolência ou falta de atenção.
Espera-se que mais de um milhão de pessoas visite o Salão de Tóquio, o segundo mais freqüentado do mundo depois do Salão de Paris.

Fonte: G1-Globo Online