Effa exibe utilitários que serão montados no Brasil

Logomarca da Hafei Auto
A Effa Motors, representante no Brasil da marca Hafei Auto, uma das maiores montadoras chinesas de veículos utilitários, expõe na Fenatran 2009 os três modelos que serão montados em Manaus a partir de janeiro: Van, Furgão e Picape. A empresa investe US$ 10 milhões no projeto, que deverá gerar duzentos empregos diretos na primeira etapa.

“A meta é produzir perto de mil veículos em Manaus no primeiro ano de atividade”, afirma Eduardo Effa, presidente da Effa Motors, lembrando que os três modelos são importados para o mercado nacional desde o ano passado.

Na primeira fase de produção, que deverá se estender até julho de 2010, a fábrica de Manaus vai operar em área de 8 mil m2 em regime SKD (Semi Knocked Down), recebendo os veículos parcialmente desmontados da planta da Hafei na China.

Na etapa seguinte, prevista para ter início de agosto, a unidade começará a funcionar no regime CKD (Complete Knocked Down), recebendo os veículos completamente desmontados. Neste estágio a Effa Motors deverá investir mais US$ 8 milhões na planta, inaugurando no início de 2011 um centro de pintura para os utilitários.

A Effa Motors (www.effamotors.com.br) iniciou a atuação no mercado brasileiro em maio de 2008, importando da Hafei o automóvel M100 e os comerciais leves Van, Furgão e Picape. Além da planta de Manaus, a empresa está construindo uma fábrica no Uruguai, de onde serão importados, a partir de 2010, o M100 e outros modelos de automóveis.

A rede de distribuição tem 36 concessionárias, mas a meta da empresa é chegar a 110 revendas até dezembro de 2010.

Fonte: Automotive Business