Eis o Chevrolet Volt

                                                                                                                                       GM aposta fichas no carro elétrico de produção em massa, que chegará ao mercado em 2011

Alexandre Carvalho

No dia em quem comemora os 100 anos de fundação, a General Motors apresentou sua aposta para o futuro – do automóvel e, claro, da própria empresa. Trata-se da versão de produção do Volt, o carro elétrico que a marca pretende montar em série a partir do primeiro trimestre de 2011. O veículo foi mostrado hoje pela manhã em um evento que reuniu funcionários, por videoconferência, vários países estratégicos para a marca, como Rússia, Coréia, África do Sul, Brasil e Índia. O encerramento ficou por conta de um discurso do presidente da GM Rick Wagoner, que jogou no Volt a responsabilidade do futuro do automóvel e da empresa: “Revelar este carro é uma ótima maneira de abrir nosso segundo século”, disse diretamente de Detroit (EUA).

Com belo design, o Volt (que estará no Salão do Automóvel de São Paulo) utiliza eletricidade como forma de propulsão. Em percursos de até 64 quilômetros (40 milhas), o carro é movido somente com a energia armazenada no pacote de bateria com 220 células de lítio-íon de 16 kWh. Quando esta energia termina, um gerador de motor de combustão movido a E85 (etanol com 15% de gasolina) passa a fornecer a eletricidade que alimentará a unidade de tração elétrica. O carregamento da bateria segue o mesmo princípio de equipamento eletrônico, como o telefone celular: basta ligar o cabo em um tomada comum em casa, no escritório ou na garagem. A carga fica completa em três, dando novamente ao Volt autonomia de 64 quilômetros.

Esta distância foi definida como padrão, segundo a GM, por dois motivos. O primeiro, a própria limitação da capacidade da bateria. O segundo pela pesquisa feita nos Estados Unidos, que concluiu que 78% das pessoas percorrem esta distância diariamente para ir de casa ao trabalho e retornar. A GM divulga que o pacote de bateria do Volt produz potência de 150 cavalos e torque de 37,7 kgfm. A velocidade máxima é 160 km/h. O carro mede 4,40 m de comprimento (mesmo tamanho da picape Fiat Strada) e 1,79 m de largura. O porta-malas comporta 301 litros.

Fonte: Auto Esporte