Eis o futuro Nissan brasileiro


Modelo será fabricado no Paraná em 2011 e substituirá o Micra em outros mercados

Lucas Litvay e Glauco Lucena

Esboço oficial do novo compacto da Nissan que vai ser mostrado em Tóquio e fabricado no Brasil a partir de 2011
Com o início do Salão de Tóquio (Japão) se aproximando, começam a aparecer as primeiras informações sobre as novidades que estarão no evento. Agora chega a vez do compacto que a Nissan vai vender em vários países, entre os quais o Brasil, onde o carro será fabricado a partir de 2011. Conforme Autoesporte antecipou na edição do mês passado (leia mais abaixo), o novo modelo é conhecido como projeto X02A e será o principal produto do novo plano de metas da empresa no mercado brasileiro.

O primeiro país a receber o carro será a Tailândia, em março do ano que vem. Depois, passará a ser distribuído ar redor do mundo, chegando a 150 mercados diferentes. A meta global é produzir 500 mil unidades por ano. Além do Brasil, o novo modelo será fabricado na China, Índia e México. No mercado brasileiro é possível que o X02A tenha uma versão sedã. Mais informações sobre o modelo serão divulgadas numa data mais próxima do evento japonês.

Traseira exibe vincos pronunciados: sinal de modernidade
O nosso Nissan

Tivemos acesso a detalhes do X02A, futuro compacto que a marca irá produzir no Paraná em 2011. O carro será o principal produto do próximo plano de metas (Shift) que a fabricante vai revelar no fim deste ano. O Livina X-Gear foi o último produto do Shift 2009.

Em outros mercados, o X02A irá substituir o atual Micra, compacto de visual polêmico e com baixas vendas. O desenho da dianteira foi inspirado no conceito Nuvu, exibido no último Salão de Paris. Além do hatch, a Nissan irá produzir um sedã derivado dele. Chamado de projeto L02B, o sedã está agendado para chegar às lojas em dois anos. Até um monovolume surge nos planos, o W02C, mas não se sabe ao certo se o Brasil terá mais essa configuração.

Revista Autoesporte de setembro já mostrava novo compacto Nissan
Fonte: Auto Esporte