Nícolas Borges – O Estado de S.Paulo
Depois da Fiat, com Mille e Palio Economy, é a vez de a Volkswagen lançar no País seu primeiro carro ecologicamente correto, o hatch Polo BlueMotion. Segundo a fabricante, esta versão consegue ser até 15% menos poluente do que a 1.6 TotalFlex, da qual ela é derivada. O carro já está nas autorizadas por R$ 46.270, valor significativamente superior ao do Polo normal, de R$ 41.150.
Na Europa, a fabricante utiliza o sobrenome BlueMotion para designar seus automóveis ecológicos com motores diesel.
Como aqui esse combustível é proibido em veículos de passeio, o flexível foi a solução natural. Para ser mais eficiente que o Polo comum, a nova opção tem mudanças que vão da carroceria (sempre prata) até a mecânica, passando pelo conjunto suspensão/rodas/pneus.
As alterações no visual externo contribuem para diminuir o arrasto aerodinâmico, tornando-o menos resistente ao ar. A grade dianteira foi trocada por uma mais fechada. Têm a mesma finalidade os spoilers dianteiro, traseiro e no alto da tampa do porta-malas.
As rodas (de liga de leve) menores e os pneus mais finos seguem o mesmo princípio. O composto de borracha usado nos “sapatos” reduz o atrito com o solo e facilita a rodagem.
O BlueMotion marca o retorno ao Polo da assistência eletro-hidráulica da direção, que economiza força do motor. Presente no lançamento do carro no Brasil, em 2002, a solução havia sido abandonada por causa do alto custo. No motor, a Volks informa ter reprogramado a central eletrônica. E a transmissão mais longa privilegia a condução em rotações mais baixas.
Autos avaliou por cerca de 300 km quatro unidades do Polo: duas BlueMotion e duas Sportline – um sempre com gasolina e outro com álcool. O consumo médio da novidade com o combustível vegetal foi de 12,6 km/l, 24,5% inferior ao do Sport-line, 10,1 km/l. Com gasolina, a diferença caiu (19,5%), mas ainda superou os resultados oficiais: 17,7 km/l ante 14,8 km/l.
INTERIOR AZULADO
Por dentro, a única diferença do BlueMotion ante o Polo convencional é o tom azul nos bancos. Ar-condicionado digital e toca-CDs são de série. Trio elétrico, air bags e freios ABS estão entre os opcionais.
Fonte: O Estado de São Paulo