Em questão o Diesel para veículos leves

Já tradicional em Curitiba, o Fórum Tecnologia de Motores Diesel da SAE Brasil colocará a questão da qualidade do combustível e a aplicação veicular no centro de seu programa (28 e 29 de agosto). Luso Ventura, diretor da Netz, vai defender o uso do Diesel em táxis, que utilizam de forma ineficiente o GNV. “Produzimos motores e veículos comerciais pesados eficientes no uso do GNV, mas para exportação. Os motores do ciclo Otto, de veículos leves, não atingiram grau de evolução para oferecer bons resultados em nossos táxis” – afirma. A liberação do Diesel para utilização em veículos leves para passageiros será defendida, também, de forma mais ampla. Em seu planejamento estratégico (Perspectives for the Brazilian Automotive Market – 2020) a Petrobras considerava a possibilidade de liberação do Diesel para veículos leves, com especificação adequada, já a partir de 2009 e avaliava a possibilidade de auto-suficiência em Diesel a partir de 2011. A apresentação da empresa dava como certo um avanço firme do sistema flex e colocava em pauta o impacto de novas tecnologias, como híbridos, células a combustível, etanol de celulose. Dados de 2006 da Agência Internacional de Energia previam que em 2030 os biocombustíveis representarão 3% do consumo no setor de transporte global e 20% no Brasil, em cenários conservadores (27 de agosto).
Fonte: Automotive Business