Em visita ao Brasil, Angela Merkel vai à Volkswagen

Por Cláudia Fontoura

SÃO PAULO (Reuters) – Em sua primeira visita ao Brasil como chanceler alemã, Angela Merkel irá, no próximo dia 15, à fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP).

A visita foi confirmada nesta quarta-feira pelo Consuldo da Alemanha em São Paulo. A chanceler será recebida por Martin Winterkorn, presidente mundial da montadora, que estará no Brasil na mesma ocasião.

A definição sobre a visita da chanceler a uma multinacional alemã no Brasil demorou para ocorrer. Apenas a sete dias da chegada da chanceler, a Volks foi confirmada como a escolhida. Entre as possibilidades, estavam a Mercedez Benz, também em São Bernardo, e Bosch, que tem fábrica em Campinas (SP).

Martin Winterkorn deve levar Angela Merkel para participar da inauguração do Centro de Realidade Virtual da Volks.

Antes do tour pela Volks, Angela Merkel, que desembarca em Brasília no dia 14, fará uma visita oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À noite, voa para São Paulo onde deve participar de um jantar organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha em conjunto com da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

No roteiro de Merkel, que só volta para a Alemanha por volta do dia 20, também estão Peru –onde ela participa da cúpula União Européia-América do Sul–, Colômbia e México.

(Reportagem de Cláudia Fontoura; Edição de Alexandre Caverni)

Fonte: UOL