Entenda a preferência dos consumidores por carros brancos em todo o mundo

Fonte / CarNews

Dê uma olhada em um estacionamento, ou em locais em que o fluxo de automóveis é constante, e comprove: os carros brancos são maioria nas ruas brasileiras. Há alguns anos, a preferência por esta cor ultrapassou as tradicionais preto e prata e ocupa a preferência não só no Brasil, mas em todo o mundo. Mas, afinal, qual é a razão? Primeiramente, o branco é um tom que é valorizado na hora da revenda e normalmente não chega a ser um tom tão caro quanto outras cores metalizadas.

Além disso, de alguns anos para cá a indústria automotiva concentrou esforços para produzir belíssimas opções de pinturas no branco perolado e metalizado para os veículos de maior valor agregado. Resultado: 34% dos carros comprados em todo o mundo são brancos. Considerando apenas a América do Sul, o número sobe para 36,5%. Os dados são de um relatório da PPG (fabricante de tintas) sobre cores automotivas. E há outra razão para o branco permanecer como a cor automotiva favorita no mundo: o branco é altamente compatível com as emergentes tecnologias de radar e LiDAR, possibilitando os veículos autônomos.

Seguindo a linha de tons preferidos pelos donos de veículos está o preto, com 18% do mercado mundial, depois, empatados em segundo lugar, estão prata e cinza, com 12% cada. Fica claro que 76% dos consumidores preferem cores tradicionais na hora de comprar um carro, além de passar uma imagem mais sóbria, eles perdem menos valor na hora da revenda. No entanto, também são os mais visados por criminosos, pois se disfarçam em meio aos outros. Uma tendência que os salões do automóvel pelo mundo vêm antecipando é a da cor azul, que subiu para 9% da participação global de cores – um aumento de 1% em relação a 2019.

Combinados, os tons de verde, azul e outros tons naturais representaram 16% da participação global de cores automotivas. Esse número é consistente em todas as regiões, exceto na América do Sul, onde o branco, o prata, o preto e o cinza praticamente eliminam esses tons. O que reforça a preocupação com a revenda em nosso mercado. E você, na compra do seu próximo carro, vai ficar no tradicional ou inovar? Uma cor fora do “padrão” pode retardar um pouco a revenda, mas se você é fã de cores diferentes, escolha o que vai te fazer mais feliz.