Equador estimula carro híbrido. Brasil, não.

O Equador aprovou, por meio da Resolução 443-A, incentivos fiscais para promover o uso de veículos híbridos no país, com a isenção de tarifas de importação e valor agregado. Com o benefício os híbridos terão uma redução no valor de 35%.

A isenção estende-se a veículos completos ou unidades importadas na forma de CKD.

Para a legislação equatoriana, o veículo híbrido é aquele equipado com uma combinação de motores a combustão e elétricos.

A intenção do governo é promover o uso de tecnologias mais eficientes no setor de transporte, que hoje responde por metade do consumo total de energia no país.

No Brasil

A legislação brasileira não incentiva diretamente veículos elétricos ou híbridos. A Fiat produziu o Palio Weekend para utilização de concessionárias como Itaipu, que gera energia elétrica. Na época o fabricante solicitou isenção de tarifa de importação dos motores e baterias. O carro elétrico, no entanto, entra na classificação ‘outros’, sujeito a tarifas mais elevadas.

A legislação brasileira do IPI traz alíquotas diferenciadas para carros flex ou apenas a gasolina. Não há mais registro de carros exclusivamente a álcool.

Alíquotas do IPI

Carro com motor até 1000 cc
7%, com redução para 0% até final de junho

Carros com motor 1.4 litro até 2 litros
Flex 11% e gasolina 13%, com redução de 50% até final de junho

Carros com motor acima de 2 litros
Flex 18% e gasolina 25%

Fonte: Automotive Business