A isenção estende-se a veículos completos ou unidades importadas na forma de CKD.
Para a legislação equatoriana, o veículo híbrido é aquele equipado com uma combinação de motores a combustão e elétricos.
A intenção do governo é promover o uso de tecnologias mais eficientes no setor de transporte, que hoje responde por metade do consumo total de energia no país.
No Brasil
A legislação brasileira não incentiva diretamente veículos elétricos ou híbridos. A Fiat produziu o Palio Weekend para utilização de concessionárias como Itaipu, que gera energia elétrica. Na época o fabricante solicitou isenção de tarifa de importação dos motores e baterias. O carro elétrico, no entanto, entra na classificação ‘outros’, sujeito a tarifas mais elevadas.
A legislação brasileira do IPI traz alíquotas diferenciadas para carros flex ou apenas a gasolina. Não há mais registro de carros exclusivamente a álcool.
Alíquotas do IPI
Carro com motor até 1000 cc
7%, com redução para 0% até final de junho
Carros com motor 1.4 litro até 2 litros
Flex 11% e gasolina 13%, com redução de 50% até final de junho
Carros com motor acima de 2 litros
Flex 18% e gasolina 25%
Fonte: Automotive Business