Eslovena Shayton quer se tonar fabricante de superesportivos

Desenho do modelo Shayton Equilibrium        Desenho do modelo Shayton Equilibrium        Desenho do modelo Shayton Equilibrium        Empresa apresenta projeto do modelo Equilibrium, de 1.084 cv de potência. Ideia é concorrer com marcas como Bugatti, Koenigsegg e Pagani.

Do G1, em São Paulo

Concorrer com Bugatti, Koenigsegg e Pagani é a intenção da empresa eslovena Shayton, que quer se lançar no mercado com um novo superesportivo. Com a declaração de que o carro irá “varrer a concorrência”, a Shayton apresenta o desenho do modelo Equilibrium.

O cupê custará cerca de 1 milhão de euros e será alimentado por um motor V12, capaz de desenvolver 1.084 cavalos de potência e 69,9 kgfm de torque a 5.000 rpm. Graças ao uso de alumínio, fibra de carbono e titânio, a fabricante calcula que o carro pesará 1.200 kg e tem relação potência-peso de 1,42 kg/cv.

Assim, a Shayton diz que o modelo poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e a 200 km/h em 8,5 segundos. Já a velocidade máxima é de 400 km/h.

A empresa planeja fabricar cerca de 20 carros por ano, mas antes de tudo ela precisa levantar dinheiro para fazer um protótipo. O projeto está ainda na primeira fase.

Fonte: G1 Globo Online