Estréia mundial em Detroit

Volvo S60 Concept - foto:divulgação
O próximo dia 11 começa o mais importante Salão do Automóvel dos Estados Unidos e mostra as novidades da indústria mundial.

Dcarro – 4/1/2009 – 20h00

Volvo vai apresentar o S60 Concept, antecipando a tendência do designO próximo dia 11 começa o mais importante Salão do Automóvel dos Estados Unidos, o de Detroit, que se estende até o dia 25 mostrando as novidades da indústria mundial para 2009 e para os próximos anos. Entre os carros-conceito, um dos destaques será o Volvo S60 Concept, que fará sua estréia mundial na exposição norte-americana, antecipando como será o novo S60, previsto para ser lançado publicamente em 2010.

As inovações do S60 Concept incluem tanto aspectos de design exterior e interior como itens técnicos voltados ao desempenho, segurança e meio ambiente. Com motor 1.6 de quatro cilindros, o modelo antecipa a tecnologia GTDi (Gasoline Turbocharged Direct Injection ou injeção direta turboalimentada de gasolina), que entrará em produção na segunda metade de 2009. As novas tecnologias permitem reduzir as emissões de CO2 para 119 g/km, além de oferecer uma excelente relação de consumo de 20 km/litro.

Segundo executivos da montadora sueca, as linhas de cupê que inspiraram o S60 original estarão ainda mais marcantes na próxima geração. “O design esportivo transmite visualmente a idéia de uma condução empolgante e posso garantir que o S60 corresponderá a essa expectativa. As características de condução estão melhores do que em qualquer modelo anterior da marca. A tecnologia do carro proporcionará também mais segurança aos motoristas”, diz o presidente e CEO da Volvo Cars, Stephen Odell.

A exemplo do novo XC60, a frente do S60 Concept traz a logomarca da Volvo em formato maior na grade, que tem aparência mais refinada e conta com frisos horizontais. “O seu exterior dá a clara indicação do que os clientes podem esperar do novo S60”, explica Steve Mattin, diretor de Design da Volvo Cars. “Dinâmico, mas sem parecer agressivo, foi desenhado com inspiração no design escandinavo e nas rochas e mares da costa sueca. Uma mistura impressionante de drama e sensualidade”.

Os faróis do S60 Concept combinam influências escandinavas clássicas com tecnologia moderna. Em cada um deles, as lâmpadas criam a imagem de dois barcos viking navegando lado a lado. Quando se dirige no escuro, a luz é refletida pelos LEDs de alta performance, projetando a imagem dos barcos com a vela inflada. As rodas de sete pontas e 20 polegadas e os pneus com baixo perfil também foram especialmente desenhados para o modelo.

Diferencial – A abertura das portas traseiras é feita a partir do toque em um botão e o movimento é iniciado no sentido tradicional. Na fase seguinte, a porta desliza paralelamente à lateral do carro até chegar à sua posição final, próxima à roda traseira. “Nos próximos modelos haverá cada vez mais sugestões de design inspiradas em pistas de corrida. As linhas dos carros não terminam abruptamente, mas terão um fluxo contínuo que remeterá aos rápidos vultos das competições. No S60 Concept, isso é particularmente visível na parte traseira”, diz Mattin.

O interior do S10 Concept é marcado por um console flutuante feito de cristal artesanal Orrefors. O ambiente do motorista foi desenvolvido para proporcionar um controle completo e conveniente de todas as funções. “O velocímetro foi concebido na forma de uma espiral de vidro tridimensional. Os números vão se distanciando gradativamente conforme se acelera. A idéia é que o velocímetro ofereça um lembrete visual de movimento para frente”, explica Steve Mattin.

O conceito apresenta também um dispositivo inovador de segurança que pode detectar a presença de um pedestre na pista, acionando automaticamente o freio caso o motorista não apresente reação para evitar o perigo. É a tecnologia “Collision Warning with Full Auto Brake and Pedestrian Detection” (Alerta de Colisão com Freio Automático Completo e Detecção de Pedestres).

“Até hoje, estivemos focados em ajudar o motorista a evitar colisões com outros veícu
Fonte: Diário do Comércio