Estudo: VW e GM vão bem em países do BRIC

VW Gol é o líder em vendas no Brasil
Nações já respondem por 30% em vendas no mercado global

Márcio Murta

De acordo com estudos realizados pela consultoria Boston Consulting Group, o Grupo Volkswagen e o Grupo General Motors figuram como os melhores posicionados em mercados emergentes, cuja perspectiva é de um aumento combinado em vendas superior a 40% nos próximos cinco anos.

De acordo com a empresa, os paises do BRIC (bloco constituído por Brasil, Rússia, Índia e China) venderam juntos 19 milhões de veículos, cerca de 30% dos 62 milhões de automóveis comercializados em 2009 ao redor do mundo. A quantidade de vendas para as nações do BRIC deve subir ao patamar de 27 milhões em 2014, momento em que as vendas mundiais deverão atingir o valores entre 78 e 87 milhões de unidades.

Embora as marcas sigam a tendência de utilizarem plataformas globais, cada um destes mercados emergentes possuem necessidades específicas, o que exige investimentos em projetos com características locais – necessidade que, no Brasil, foi atendida com o Chevrolet Agile, por exemplo. Tais características colaboram para que as empresas deslanchem suas vendas em cada mercado localizado. Tanto a empresa alemã quanto a americana também foram responsáveis, juntas, pela venda de 48% de todos os veículos na China em 2009, ano em que o país ocidental superou os Estados Unidos no ranking mundial.

Fonte: Terra Carro Online