Etanol não é mais vantajoso na maior parte do país


Preço do combustível vegetal sobe e abastecimento com gasolina aumenta

Da redação

A gasolina está sendo mais utilizada do que o etanol no cenário nacional. Como o preço do biocombustível não pára de subir, a população de 20 estados brasileiros está preferindo abastecer seus tanques com gasolina. Apenas em São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso e Tocantins o etanol é mais utilizado.

De acordo com o Centro de Pesquisas em Economia da Universidade de São Paulo (Cepea), o preço do etanol nas usinas subiu mais de 16% do início de novembro até o dia 30 do mês passado. Na análise de especialistas, abastecer com o biocombustível deixa de ser vantajoso quando o preço do litro exceder 70% o da gasolina.

Nos grandes centros, o motorista sente no bolso o aumento do valor. Em São Paulo, onde a diferença para gasolina era considerável e compensadora para o consumidor, o litro de etanol beira R$ 2.

A situação é atípica mesmo com a redução de oferta já esperada por causa da entressafra. O principal motivo é a quantidade de chuva dos últimos meses, que faz sobrar muita cana para ser moída nas usinas. São cerca de 40 milhões de toneladas com excesso de umidade no campo.

Fonte: Auto Esporte