Etios vai bem em teste de reparação automotiva

Etios vai bem em teste de reparação automotiva.

Em estudo realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária Cesvi Brasil, a versão sedã do Toyota Etios vem obtendo desde em maio a melhor pontuação entre todas as categorias no ranking Car Group, que compara veículos quanto à facilidade, rapidez e custo de reparo em caso de colisão.

Para estabelecer esse ranking, o Cesvi faz testes de colisão dianteiro e traseiro em vários modelos de diferentes segmentos. Após o impacto é realizado um reparo seguido de avaliação de cada peça. Em uma escala de 10 a 60, o modelo que consegue o índice mais baixo é o mais bem ranqueado. Nas avaliações de março, abril e maio, o Toyota Etios atingiu 13 pontos.

Usando como referência o estudo de maio, o Volkswagen Polo somou 14 pontos e ficou no segundo lugar entre os sedãs chamados de compactos pelo Cesvi. O terceiro mais bem colocado nesse segmento foi o novo Chevrolet Prisma, com 19 pontos. O pior da categoria foi o Peugeot 207 sedã, com 51 pontos.

O Toyota Etios também está bem posicionado entre os hatches que o Cesvi enquadra como compactos. Somou 15 pontos e garantiu o segundo lugar. O Citroën C3 lidera a lista, com 14 pontos. Empatados em terceiro, com 16 pontos, estão Chevrolet Onix, Peugeot 208 e VW Fox.

Com o ranking Car Group, Cesvi pretende mostrar ao consumidor como comparar modelos antes de compra. Os melhores colocados tendem a apresentar valores de seguro mais vantajosos, já que o custo do reparo serve de base para tarifação de preços das seguradoras.

É importante ressaltar que o Cesvi só inclui no estudo os veículos fornecidos pelas montadoras.

Fonte: Automotive Business