Etiquetagem veicular: compactos têm os melhores resultados em consumo


Inmetro divulga conclusões de testes com 587 carros de 36 fabricantes

GIOVANNA RIATO, AB

Volkswagen Up! foi novamente classificado entre os melhores da categoria

O Inmetro divulgou os resultados do novo ciclo de testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular PBEV, que classifica os carros vendidos no Brasil de acordo com o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Nesta bateria foram avaliados 587 modelos e versões de 36 fabricantes.
 
As conclusões são divididas em 12 categorias e destacam informações sobre a eficiência energética com notas que vão de A, para os melhores resultados, até E, que indica os veículos com pior performance nos testes. Como era de se esperar, os melhores desempenhos foram registrados entre os carros subcompactos e compactos, que são mais leves e usam motores menores, como Volkswagen Up!, Nissan Versa, Renault Clio e Ford Ka.

O programa de etiquetagem veicular começou em 2008 com apenas cinco montadoras e 54 modelos testados. Este ano a iniciativa teve 18,4% mais inscritos do que em 2014. O crescimento contínuo é provocado pelo Inovar-Auto, política industrial para o setor que entrou em vigor em 2013 com validade até 2017. Apesar de o selo de Inmetro não ser obrigatório para todas as empresas, ele pode ser escolhido pelas montadoras para cumprir as metas do programa.

Entre as regras do Inovar-Auto, está a opção por fazer investimento obrigatório em Pesquisa & Desenvolvimento P&D, investir em engenharia ou participar do programa de etiquetagem veicular. Cada empresa habilitada deve escolher e cumprir duas destas três metas. Enquanto muitas fabricantes enxergam até mesmo uma oportunidade ao se inscrever no programa, já que poderão mostrar aos consumidores eventuais bons resultados de seus carros, a General Motors insiste em manter seus veículos longe de qualquer avaliação de consumo e emissões. Com o portfólio de produtos equipados com motores defasados, a companhia certamente teria de administrar notas ruins se submetesse seus modelos aos testes.

Ainda assim a GM não escapará de investir na atualização de seus propulsores porque precisará cumprir as metas obrigatórias de consumo e emissões a todas as empresas habilitadas ao Inovar-Auto. O programa impõe melhoria de ao menos 12% na eficiência energética dos carros até 2017.

RESULTADOS

O ciclo de testes mais recente do Inmetro confirmou que os carros de entrada são a aposta das fabricantes para alcançar as metas de redução de consumo e emissões. Como o cálculo para verificar a melhoria na eficiência energética é feito com base na frota vendida por cada montadora, faz sentido trabalhar para que os motores mais eficientes estejam em carros de grande demanda.

Esta é a estratégia usada pela Volkswagen, que alcançou selo A para o Up! em todas as configurações do carro, equipado com o moderno motor de três cilindros da família EA 211. As medições do Inmetro indicam que o subcompacto é capaz de rodar 13,5 quilômetros por litro de combustível em ciclo urbano quando abastecido com gasolina e 9,2 km/l com etanol. O consumo é de 14,6 km/l quando o modelo roda na estrada usan
Fonte: Automotive Business