EUA ainda lideram as vendas automotivas globais


A Jato Dynamics do Brasil, especialista em dados automotivos globais, divulgou o ranking atualizado de veículos vendidos mundialmente no primeiro semestre. Mesmo com a queda no mercado norte-americano, os EUA ainda são o maior mercado, seguido pela China. O Brasil vem na quinta colocação.
Segundo a consultoria, 2009 teve um primeiro semestre atípico, com fortes quedas nos Estados Unidos (32,1%), no Japão (32,6%) e na Rússia (57,8%). Entretanto a Alemanha, o maior mercado europeu, teve um aumento substancial (21,3%) e a França passou a ser o segundo maior mercado europeu, superando a Itália e a Grã-Bretanha. Os números incluem comerciais pesados.

Marcas

A relativa estabilidade da Volkswagen garantiu a segunda posição no ranking de vendas no mundo nesta primeira metade do ano. Em comparação ao ano passado, a marca alemã – líder do mercado europeu – teve uma ligeira queda, de 0,5%, enquanto a Ford despencou 19,6%. A Toyota vendeu cerca de 1 milhão a menos de veículos que no mesmo período no ano passado, mas manteve-se no topo da lista.

As marcas Opel e Vauxhall, que também comercializam modelos como o Astra e o Corsa, tiveram o desempenho inferior ao do ano passado. Os números incluem comerciais pesados.
Fonte: Automotive Business