EUA: Linha VW terá controle de estabilidade de série em 2009

A Volkswagen anunciou hoje, nos Estados Unidos, que o sistema eletrônico de estabilidade passará a ser item de série em todos os seus modelos a partir de 2009. A providência da fabricante alemã se antecipa à obrigatoriedade do equipamento nos EUA, que vai vigorar a partir de 2012.
O equipamento, conhecido pela sigla ESP (Electronic Stability Program) utiliza os sensores e comandos do sistema de freios antiblocantes (ABS) para manter o carro na trajetória quando o limite de aderência é alcançado nas curvas. Avaliando a rotação de cada roda, a posição do volante e a velocidade, o sistema freia uma ou mais rodas e reduz a potência do motor, fazendo com que o veículo volte à trajetória desejada.

A VW já oferecia o ESP para toda a sua linha americana como opcional. Segundo a NHTSA, órgão governamental que regulamenta o trânsito nos EUA, cerca de 10 mil vidas poderiam ser salvas a cada ano se todos os fabricantes oferecessem o ESP de série. Nos Estados Unidos, a Volkswagen vende os modelos Rabbit (Golf), Golf GTI, Jetta, Passat, GLI, Eos e Touareg.

Fonte: Auto Estrada