EUA: Montadoras trocam picapes por carros

Fabricas da Ford, Toyota e Nissan estão se adaptando para fabricar somente carros

Thiago Vinholes

Em resposta à crise nas vendas de veículos utilitários nos EUA causada pela alta do petróleo no país, Ford, Nissan e Toyota anunciaram esta semana mudanças em suas fábricas. De olho em novos segmentos, as unidades produtivas das marcas reduziram drasticamente a produção de picapes para abrir espaço para modelos compactos.

Com a redução na produção de camionetes, a Toyota aumentará o volume produtivo do sedã Camry, atual segundo colocado no ranking de vendas de carros nos EUA. A Nissan também fará o mesmo para abrir espaço para o Sentra, que pouco a pouco vem tomando o espaço de modelos da Ford e GM entre o público norte-americano.

A Ford, que reduzirá a produção da picape F-150, ex-líder de vendas no país, tem planos mais ousados. Produtos da marca desenvolvidos exclusivamente para o público europeu, como Mondeo, Focus, Fiesta, Kuga e S-Max, poderão ser produzidos e vendidos nos Estados Unidos. Com esses carros, a marca pretende introduzir uma nova filosofia, que prima por carros mais compactos e principalmente mais eficientes no consumo de combustível.

Fonte: Auto Esporte